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Transporte de cargas: como a segurança rodoviária pode salvar vidas e evitar prejuízos

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Escrito por nstech

transporte de cargas como a seguranca rodoviaria pode salvar vidas e evitar prejuizos

No Brasil, 60% da produção nacional dependem do modal rodoviário para chegar ao destino. Para dar conta da demanda no transporte de cargas, mais de 3,5 milhões de caminhões estão em circulação, segundo estimativa da Secretaria Nacional de Trânsito ligada ao Ministério da Infraestrutura 

O vai-e-vem das frotas, a má condição das estradas, a falta de atenção ao volante, o baixo investimento em programas de prevenção de acidentes, as falhas na capacitação de motoristas e a demora em adotar tecnologia de segurança para os transportes colocam em xeque a eficiência do setor. 

O fato é que o transporte de cargas precisa superar esses desafios se quiser alcançar resultados significativos na redução de acidentes no transporte e na prevenção de danos na carga. A boa notícia é que soluções para fazer o gerenciamento dos riscos e melhorar a eficiência no transporte de cargas existem.  

Neste artigo, vamos falar sobre a gestão de frota segura, o gerenciamento de riscos, o monitoramento das cargas e as melhores estratégias para aumentar segurança no transporte de cargas, reduzir os custos e melhorar a performance do setor. 

Consequências dos acidentes no transporte de cargas 

O Brasil é recordista em acidentes de trânsito e as ocorrências com caminhões são preocupantes. Isso porque, em média, 20% dos sinistros envolvem um veículo pesado e, de acordo com o Anuário 2021 divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, 47% das mortes em rodovias federais foram decorrentes de acidentes com caminhões.  

Além da preocupação com a vida dos motoristas – sejam os próprios caminhoneiros ou outros usuários das vias –, o setor de transporte de cargas enfrenta consequências econômicas, sociais e ambientais em virtude de tantos acidentes. 

Anualmente, os acidentes nas rodovias causam bilhões em prejuízos materiais, comprometem a renda de quem se afasta do trabalho por acidente, oneram o sistema público de saúde e poluem o meio ambiente – no caso de derramamento de cargas ou vazamento de combustível. 

Os acidentes também causam danos à imagem e à reputação das empresas – e esse é um valor inestimável. Quanto mais as transportadoras estiverem envolvidas em sinistros, menos credibilidade terão. 

Outro ponto de atenção nos casos de acidente são os atrasos nas entregas, que levam, naturalmente, a níveis elevados de insatisfação dos clientes. Somando todos esses fatores, as consequências dos acidentes no transporte de cargas não podem ser ignoradas. 

Tipos e causas de acidentes no transporte de carga 

Toda atividade está sujeita a algum tipo de risco e o transporte de cargas é bastante suscetível. A ocorrência nem sempre é fatal, mas, independentemente da gravidade, terá impactos na logística de transportes. 

Os acidentes são variados e ocorrem, normalmente, por: 

  • deslocamento da carga dentro do caminhão, causando avarias à mercadoria; 
  • queda da carga, que pode atingir outros veículos, pessoas ou patrimônios; 
  • tombamento do caminhão com interdição parcial ou total da pista; 
  • deslocamento de passarelas sobre rodovias, em função do excesso de altura da carga; 
  • saídas da pista, colisões e outros acidentes que colocam em risco a vida dos envolvidos. 

As causas também variam, mas costumam estar associadas a: 

  • falhas humanas, imprudência ou imperícia; 
  • falta de treinamento dos motoristas e atos inseguros; 
  • pouco investimento das empresas em programas de prevenção de acidentes e direção defensiva; 
  • desrespeito dos motoristas à sinalização e à legislação de trânsito; 
  • condições climáticas (chuva, neblina etc.); 
  • vias esburacadas, sinuosas e sem local seguro para paradas, em caso de problemas mecânicos; 
  • falta de manutenção preventiva da frota; 
  • problemas com excesso de carga; 
  • falhas na roteirização e no gerenciamento dos riscos; 
  • não cumprimento das regras de descanso e jornadas extensas.

Medidas de segurança rodoviária para o transporte de cargas 

A segurança no transporte de cargas envolve estratégias para mitigar os riscos, reduzir os prejuízos, preservar vidas e poupar o meio ambiente. A logística de transporte e o gerenciamento de riscos são medidas essenciais para fazer a gestão de frota segura e eficaz. 

1. Logística de transporte 

É um ramo da logística focada nas entregas, com base em conceitos como economia, agilidade e segurança. É adotada como estratégia para atender as demandas do mercado, melhorar o nível de satisfação dos clientes e serve como um elo na relação entre a segurança e a redução de custos logísticos. 

Estuda, entre outras frentes, os custos da operação, os riscos envolvidos no transporte de cargas, as particularidades de cada tipo de carga, os veículos e rotas mais indicados, os prazos de entrega e as estratégias para reduzir atrasos etc. 

2. Gerenciamento de riscos  

Basicamente, se encarrega do planejamento, organização e controle das viagens com o objetivo de reduzir as ameaças no transporte de cargas. Utiliza processos, profissionais capacitados e tecnologia para prevenir sinistros, reduzir os prejuízos e corrigir falhas na logística do transporte. 

Ao mapear e gerenciar os riscos, as empresas ampliam a visibilidade nas operações de transporte e se tornam mais ágeis e eficientes na solução dos problemas, reduzindo os impactos e prejuízos relacionados aos acidentes. 

3. Monitoramento de cargas e prevenção de danos 

São recursos que mostram, em tempo real, onde está o caminhão e qual o status da frota. O monitoramento ajuda a prever atrasos e a identificar situações suspeitas. Serve para prevenir danos e garantir a integridade dos produtos durante o transporte, auxiliando também na análise das causas de eventuais avarias à carga. 

Normalmente, requer a integração de diferentes tecnologias e soluções, como sistemas de rastreamento, iscas eletrônicas, telemetria, sensores de fadiga, videomonitoramento e outros recursos com o objetivo de melhorar a segurança e a eficiência, tornando a gestão da frota segura. 

4. Eficiência no transporte de cargas e segurança rodoviária 

Ser eficiente no transporte de cargas não é tão difícil para quem utiliza sistemas integrados de prevenção de acidentes, monitoramento, roteirização e gestão de riscos. Esses recursos contribuem para a segurança porque têm como premissa mitigar os riscos e evitar práticas arriscadas na logística de transporte. 

Por meio dessas ferramentas, as empresas podem observar e corrigir atitudes e condutas dos caminhoneiros, fazendo, inclusive, o controle de velocidade e do tempo de condução, a identificação dos locais de parada e a checagem do cumprimento das rotas e das jornadas. 

5. Tecnologia para segurança no transporte de cargas 

Decisivas na prevenção de acidentes e na segurança do transporte de cargas, as soluções tecnológicas de rastreamento, monitoramento avançado, roteirização e capacitação dos motoristas tornam a logística de transporte mais visível e eficiente. 

A roteirização, por exemplo, otimiza o planejamento das viagens, definindo os trajetos mais curtos e/ou seguros, com melhor custo-benefício. O sistema também define a ordem das entregas e o melhor veículo para a operação, de acordo com o limite máximo de carregamento. 

Sensores de fadiga e sistemas de videomonitoramento indicam a forma como o motorista se comporta e alerta quando há sinais de cansaço ou desatenção. Em resumo, a tecnologia integrada é uma forma de aumentar a segurança do trabalho no transporte de cargas, fazer a prevenção de danos à carga, reduzir prejuízos e salvar vidas. 

6. Treinamento de motoristas de carga e gestão de frota segura 

Cerca de 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, então, não há dúvidas de que investir na capacitação e na conscientização dos motoristas é a melhor forma de reduzir a sinistralidade na logística de transporte. 

Além dos treinamentos com ferramentas EaD para que os motoristas façam suas trilhas de conhecimento onde e quando desejarem, existem sistemas de gestão de frota que melhoram o controle das viagens e ajudam na prevenção de acidentes. 

7. Manutenção preventiva da frota 

A falta de manutenção aumenta os riscos no transporte de cargas, tanto para motoristas quanto para cargas. A segurança envolve caminhões rodando em ótimas condições, com todas as revisões e manutenções feitas.  

Um plano de manutenção torna visível o cronograma de reparos e reduz as chances de falha mecânica inesperada. O checklist veicular é outra ferramenta importante no processo de avaliação do caminhão antes da partida. Um caminhão quebrado na beira da estrada não causa apenas atrasos na entrega, mas atrapalha o trânsito e pode causar outros acidentes. 

Programa Estradas do Futuro na nstech 

Nenhuma iniciativa isolada será realmente eficaz para aumentar a segurança no transporte de cargas. Por isso, é necessário investir em um conjunto de estratégias que envolvem tecnologia, treinamento, conscientização e união de esforços. 

O programa “Estradas do Futuro“, da nstech, é um exemplo. A iniciativa busca melhorar a segurança rodoviária por meio de ações inovadoras capazes de reverter o cenário inaceitável que o setor vive hoje. 

A redução de acidentes e mortes nas rodovias brasileiras é urgente, mas, para isso, será necessário adotar ações multissetoriais de comunicação e capacitação, estimular a cultura de segurança, oferecer ferramentas necessárias para o gerenciamento de riscos, conscientizar os profissionais do setor e mostrar todos os impactos e prejuízos que os acidentes de trânsito causam ao setor de transporte. 

Objetivos do programa “Estradas do Futuro” 

  • Fornecer ao setor de transporte de cargas informações necessárias à prática da direção responsável. 
  • Engajar a cadeia logística na redução dos índices de acidentes. 
  • Conscientizar a sociedade sobre a importância da responsabilidade no trânsito. 
  • Capacitar motoristas com o suporte de tecnologias disponíveis na nstech – a mais completa plataforma open logistics do mundo.  
  • Zerar o número de mortes e acidentes nas estradas brasileiras.  
  • Conectar as rotinas do transporte de cargas às políticas de responsabilidade social, meio ambiente e governança.  
  • Utilizar a inteligência artificial como aliada na busca por “zero acidentes”. 
  • Identificar, por meio da tecnologia, atos inseguros que colocam em risco a segurança de caminhoneiros, de terceiros, das cargas e do meio ambiente.  
  • Traçar tendências de comportamento ao volante e adotar medidas para sensibilizar, conscientizar e capacitar os motoristas. 

Ações e parcerias para a segurança rodoviária 

Acabar com os acidentes nas estradas e salvar milhares de vidas é responsabilidade de todos. O programa “Estradas do Futuro” já conta com parceiros comprometidos com a causa. 

Além da revista MundoLogística e da Onisys – empresas do ecossistema da nstech – outras empresas do grupo vem se dedicando ao tema. Atualmente, a maior plataforma open logistics do mundo conta com mais de 200 soluções para o setor logístico, incluindo sistemas de prevenção de acidentes, roteirização, rastreamento, monitoramento, gerenciamento de risco, gestão de frota segura e capacitação etc. 

Com tecnologia e conscientização é possível obter resultados consistentes do ponto de vista da responsabilidade social nas estradas e do cuidado com a vida, com as cargas e com o meio ambiente. 

Nas estradas, ninguém está sozinho com a nstech

Vimos neste artigo a importância da segurança no transporte de cargas, os principais impactos dos acidentes nas operações logísticas e como a prevenção, a capacitação e o uso de tecnologias são aliados na busca por “zero acidente”. 

A nstech não só atua no desenvolvimento de tecnologias que melhoram a segurança nas estradas como assumiu o compromisso de unir a sociedade em busca desse objetivo, por meio do programa “Estradas do Futuro”. 

Seja você também um protagonista nessa jornada e conheça o “Estradas do Futuro” da nstech. Conheça e compartilhe as iniciativas e as tecnologias que podem melhorar a segurança no transporte rodoviário de cargas. 

Quer saber mais sobre o uso de tecnologia na redução de acidentes? Leia também: 

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