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Cadastro: como o serviço de checagem aumenta a segurança no transporte de cargas

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Escrito por nstech

cadastro nstech

Você deixa um prestador de serviços entrar em sua casa e acessar seus bens sem pedir referências e checar credenciais? Provavelmente não. Então, por que deixaria um “desconhecido” fazer o transporte de cargas para a sua empresa?  

É com base nessa premissa que o setor logístico realiza a pesquisa e consulta – um serviço de checagem completa dos motoristas e veículos envolvidos nas operações de transporte. O processo é obrigatório para quem deseja fazer o seguro da carga e se tornou essencial na gestão de riscos.   

Não realizar a pesquisa e consulta é um erro, já que, sem elas, não é possível assegurar a mercadoria. Nesses casos, embarcadores, transportadores e operadores logísticos assumem os riscos de liberar a carga para a viagem em um país reconhecido por seu alto índice de roubo nas estradas. Segundo a NTC & Logística, mais de 13 mil ocorrências são registradas todos os anos – um prejuízo superior a R$ 1,2 bilhão.  

Neste artigo, vamos entender como o Cadastro (serviço de pesquisa e consulta) ajuda na confiabilidade do transporte de cargas, na eficiência operacional e no cumprimento às regras das seguradoras.  

Para que serve o Cadastro? 

O Cadastro é um serviço que faz o background check (checagem de antecedentes) de motoristas e veículos atuantes no transporte de cargas. É um requisito obrigatório para a contratação do seguro. As apólices condicionam o direito de indenização às consultas feitas via ferramentas de cadastro. 

Através da pesquisa e consulta é possível aumentar a confiabilidade na contratação de motoristas, melhorar o relacionamento e a transparência entre empresas, prestadores de serviço e clientes, adaptar a operação às normas e contratos, reduzir o risco de fraudes e atualizar os contratantes com informações sobre profissionais e veículos.  

Quem atua no setor logístico sabe o quanto a movimentação de cargas é uma tarefa desafiadora e arriscada. Portanto, a carga precisa estar em boas mãos. Com o Cadastro, transportadores, operadores logísticos e embarcadores selecionam de forma criteriosa seus motoristas e veículos. 

A verificação feita pela ferramenta melhora a segurança das operações e contribui para a redução dos índices de roubos e desvio de mercadorias. Quanto maior a quantidade de dados que a empresa tem sobre o profissional responsável pela carga, mais confiável e eficiente será a operação logística.  

Quais dados são verificados no Cadastro? 

Ao acessar as ferramentas de Cadastro, as empresas confirmam a idoneidade dos profissionais antes do onboarding e analisam dados como antecedentes criminais, CNH, protestos, processos judiciais e acessam detalhes sobre a documentação do veículo e do proprietário.  

Além de informações sobre eventuais problemas legais/criminais ou jurídicos, a verificação também identifica se há inconsistência nos documentos. Com o Cadastro, a empresa checa a autenticidade dos dados e confere o histórico do motorista, incluindo seu envolvimento em sinistros. 

Por meio de tecnologia e inteligência artificial, o Cadastro faz o cruzamento de informações a partir de diferentes bases de dados. 

Vantagens do Cadastro 

  1. Melhora a segurança na contratação de motoristas e veículos. 
  2. Reduz os índices de sinistralidade nas operações de transporte. 
  3. Aprimora a qualidade das análises e da checagem de antecedentes. 
  4. Permite a contratação de motoristas autônomos com a mesma segurança de um CLT (frota). 
  5. Aumenta a segurança na validação do motorista e do veículo. 
  6. Agiliza o processo de liberação das cargas, evitando veículos parados, atrasos e custos extras aos clientes. 
  7. Facilita a pesquisa do motorista e do veículo, dando celeridade à liberação da carga.  
  8. Melhora a fluidez da operação logística. 

Por que usar o Cadastro na operação logística? 

Prevenção de roubos e danos  

O Brasil registra uma tentativa de fraude de identidade a cada oito segundos. O prejuízo anual para o setor privado é de cerca de US$ 6 bilhões, aponta o estudo “O futuro da autenticação mobile”. 

Um relatório da nstech sobre a sinistralidade no transporte de cargas aponta que os roubos correspondem a quase 30% dos sinistros na movimentação de mercadorias. Em 2022, o prejuízo do setor de transporte com o roubo de cargas passou de R$ 1,2 bilhão no Brasil. 

O Cadastro ajuda na prevenção de fraudes e no combate ao desvio de cargas e uso de documentos clonados. A ferramenta impede que criminosos se passem por caminhoneiros e, assim, garante viagens mais confiáveis. 

Cumprimento de regulamentações  

O Cadastro está diretamente ligado às políticas de compliance empresarial e ao cumprimento de leis e regulamentações que envolvem o transporte rodoviário de cargas. Com a verificação de antecedentes, a segurança jurídica das empresas aumenta.  

Ter colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços idôneos evita, por exemplo, que a empresa seja vinculada a práticas ilícitas, melhorando assim a reputação e a imagem da marca.  

Além disso, as empresas de transporte que utilizam o Cadastro corretamente cumprem as obrigações de seguro de forma eficiente e eliminam as chances de ter problemas na cobertura da apólice em caso de sinistro.   

Ou seja, aprimoram a gestão de risco e tornam a operação mais eficiente e confiável.  

Economia de custos  

O roubo de cargas causa prejuízos bilionários ao setor logístico. Uma gestão de riscos eficaz atua em diversas frentes para reduzir o impacto dos sinistros nas operações de transporte de carga.   

O uso do Cadastro é uma delas. Por meio da ferramenta, as empresas contratam parceiros mais comprometidos com a eficiência operacional e evitam prejuízos com cargas avariadas e roubadas. 

Para prevenir roubos e melhorar a performance das operações de transporte, checar antecedentes é uma excelente estratégia. . 

Alinhamento com as tendências futuras  

As transformações digitais estão moldando, de forma veloz, o futuro da logística. 

A tecnologia é uma das principais aliadas na gestão de riscos.  Assim como outras soluções, o serviço de pesquisa e consulta também se moderniza para aprimorar, cada vez mais, o gerenciamento de informações e a checagem de antecedentes.   

Por isso, ao utilizar o Cadastro automatizado, a empresa agiliza a operação logística, melhora a segurança no transporte e aumenta a eficiência operacional.  Além da agilidade no repasse dos dados, o produto pode ser aliado a outras funcionalidades, como a biometria facial, para fazer a análise e a consulta de motoristas.  

O recurso é eficaz no combate à falsificação de documentos. O sistema antifraude compara a foto do banco de dados com a foto da CNH do motorista e, por meio de uma série de algoritmos que dividem as imagens em pixels, faz a chamada assinatura facial.  

Segurança como prioridade  

Melhorar a segurança nas operações de transporte é meta de quase todas as empresas do setor logístico e, para isso, é fundamental agregar confiabilidade ao serviço. Quem investe em gestão de risco sabe que é difícil fazer isso sem profissionais adequados.  

Tão importante quando parecer idôneo é ser idôneo e confiável. Confirmar a idoneidade dos profissionais envolvidos no transporte é mais fácil quando as empresas recorrem a tecnologias modernas para verificar antecedentes, selecionar os parceiros e dispor de bons prestadores de serviço. 

Agilidade na consulta e pesquisa 

Há alguns anos, as empresas que tentavam fazer a verificação de antecedentes de colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores levavam muito tempo para conseguir as informações porque precisavam acessar diferentes fontes de dados e plataformas de consulta. 

Nesses casos, a busca por referências era feita por telefone ou e-mail. Um processo longo e exaustivo, que gerava atrasos nas operações logísticas e aumentava os custos com a gestão de risco e de frotas.  

Hoje, felizmente, as soluções de pesquisa e consulta são automatizadas e capazes de fornecer dados em pouquíssimo tempo sem desrespeitar as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).   

As empresas que desejam implementar um serviço eficiente de checagem devem recorrer a tecnologias de mineração e integração de dados para tornar as consultas mais precisas, simples e praticamente instantâneas.  

No transporte de cargas, serviços de pesquisa, consulta e soluções integradas de monitoramento, rastreamento e gestão agilizam o acesso às informações e a liberação das cargas.  

Como funciona o Cadastro da nstech  

A pesquisa de motoristas e de veículos não precisa ser demorada ou duvidosa. A tecnologia exclusiva nstech – já utilizada pelas gerenciadoras de risco do ecossistema (Buonny, BRK e Opentech) – realiza pesquisas de motoristas e veículos em 20 minutos em média. 

O sistema utiliza metodologias únicas para aumentar a segurança no transporte de cargas. Mais de 17 mil clientes (transportadoras, embarcadores e operadores logísticos de grande e pequeno porte) contam com a tecnologia nstech homologada pelas principais seguradoras. 

O Cadastro nstech alia inteligência artificial, big data e algoritmo preditivo para verificar de forma precisa e ágil os antecedentes de motoristas e veículos. No caso da contratação de motoristas autônomos, o sistema exige o face match, que auxilia no combate à fraude no transporte de cargas. 

O resultado? Assertividade na avaliação de motoristas e veículos e mais agilidade no processo de liberação do transporte de cargas. 

Funcionalidades e vantagens do Cadastro da nstech 

  • Fluxos automatizados, padronizados e confiáveis, sem interferência humana na tomada de decisão do processo de validação dos dados de motoristas e veículos. 
  • Retorno rápido das pesquisas, assegurando fluidez na liberação das cargas e mais eficiência operacional. 
  • Metodologia exclusiva para análise de variáveis e identificação de veículos com alto histórico de sinistros. 
  • Consultas em múltiplas fontes e banco de dados de antecedentes criminais, busca em lista de procurados e/ou mandados de prisão. 
  • Validação dos dados da CNH em fontes oficiais, de forma automática, assertiva e com retorno ágil, reduzindo o risco de fraude. 
  • Uso de bots e APIs para a captura de dados de forma automática para validação. 
  • Validação obrigatória da identidade do motorista autônomo por meio de reconhecimento facial para auxiliar no combate à fraude e reforçar a segurança da operação logística. 

Desempenho do Cadastro nstech em números 

  • Pesquisas 92% mais rápidas (redução de 2 horas para 20 minutos). 
  • Índice de 95% de confiabilidade nas análises graças à automação de processos.  
  • Mais de 400 mil pesquisas/mês, com o mínimo de interações humanas. 
  • Operadores especializados para analisar casos críticos, quando necessário. 
  • Mais de 450 mil itens analisados/mês. 
  • Mais de 1 milhão de motoristas e proprietários de veículos cadastrados.  
  • Mais de 3 milhões de solicitações/ano de pesquisa.  
  • 520 fontes de pesquisas consultadas. 

Cadastro nstech: a escolha ideal para a gestão de riscos 

Não restam dúvidas de que o Cadastro é estratégico para a gestão de riscos, o aumento da segurança e a prevenção de roubos no transporte de cargas. 

Para assegurar que sua operação tenha profissionais e veículos confiáveis e coibir tentativas de fraude e falsidade ideológica, vimos neste artigo o quanto é importante checar de forma precisa e ágil o histórico do motorista e dos veículos. 

O Cadastro nstech permite fazer essas verificações, reduzir a sinistralidade, liberar a carga mais rapidamente, melhorar a fluidez das operações logísticas e agregar a proteção necessária ao serviço de transporte de cargas. 

Lembre-se: as vantagens de usar alta tecnologia para verificar antecedentes vão do aumento de segurança na contratação dos motoristas à redução de roubos, passando pelo cumprimento das obrigações com seguro, controle dos custos e avanços na performance operacional.  

Conte com a maior base de dados do ecossistema brasileiro de logística! 

Conheça o Cadastro nstech e reduza a margem de riscos nas suas operações de transporte. Quer saber mais? Fale com um especialista. 

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