Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Roteirizador: O que é, funções, impactos tecnológicos e mais!

TodosTransporte e Logística

Escrito por nstech

Fazer o transporte de cargas em um país do tamanho do Brasil, com milhares de quilômetros de rodovias, centenas de praças de pedágio e muitos trechos de estradas sem infraestrutura requer o uso de um roteirizador. 

Essa tecnologia tem papel crucial na redução de custos, segurança no transporte e otimização das entregas. Bons exemplos não faltam. Que o diga a Magalu, plataforma digital de varejo reconhecida pela agilidade das entregas. 

Com mais de 300 mil sellers, 1,3 mil lojas físicas e cerca de 13 mil motoristas, a Magalu acelerou o processo de entrega trocando a roteirização manual por um roteirizador online.

A automatização do processo trouxe inúmeras vantagens e o trabalho que levava horas passou a ser feito em oito minutos. Se você também quer revolucionar sua operação logística, descubra, neste artigo, como fazer isso.

O que é e como funciona um roteirizador?

O sistema de roteirização é um software encarregado de planejar as rotas de forma inteligente, melhorando os fluxos de transporte e agilizando a entrega das cargas. 

A solução traça os melhores trajetos considerando aspectos como ponto de partida e destino, distância, tempo de viagem, custos (pedágios, combustíveis etc.), restrições de tráfego, congestionamentos, distribuição das mercadorias, agrupamento e ordem das entregas.

Também funciona de forma integrada a outros sistemas de gestão, automatiza processos e permite o monitoramento e localização da carga e do veículo em tempo real.

Quais as principais funções de um roteirizador?

Planejamento e definição de rotas

O sistema de roteirização ajuda no planejamento e no cumprimento das rotas em conformidade com as regras da ANTT

Cria rotas personalizadas e adequadas às características da carga e da frota, habilidades e experiências do motorista e atualiza o roteiro em tempo real no caso de congestionamentos, obras ou eventos que afetam o trânsito.

Por utilizar algoritmos avançados, facilita a escolha de rotas com base em experiências anteriores, identifica padrões e otimiza novas viagens, ou seja, permite o aprendizado baseado nos históricos da operação.

Gerenciamento de frotas

Gerenciar as frotas é um dos principais desafios das empresas de transporte e, com o uso de tecnologia, fica mais fácil estimar o tamanho das frotas, o número de viagens e o volume de entregas mensais.

A ferramenta auxilia na programação dos veículos conforme as dimensões da carga e as características do transporte. Também garante o uso eficiente da frota, o que ameniza os custos com manutenção e depreciação dos veículos.

Monitoramento em tempo real

Para ser eficiente, o transporte de cargas requer ampla visibilidade. Uma forma de obter isso é usar o roteirizador como recurso para monitorar as viagens, localizar as cargas, conferir o status de cada veículo e controlar a jornada dos motoristas.

O sistema facilita o acompanhamento dos indicadores chave de desempenho (KPIs), como o tempo médio de entrega, taxa de cumprimento das rotas, custos e recorrência de atrasos, além de emitir alertas e notificações sempre que ocorre um problema.

Cálculo de custos com as entregas

Os custos com combustíveis, pedágios e horas extras oneram o serviço de transporte de cargas. Ao automatizar a roteirização, as empresas conseguem estimar de forma mais precisa os gastos envolvidos no transporte e na entrega.

Além disso, ao reduzir o tempo médio das viagens e fazer a distribuição inteligente das entregas, as empresas não só reduzem os custos como aumentam a satisfação dos clientes, garantindo assim a produtividade e a competitividade.

[vantagens-roteirizador]

Quais as principais vantagens estratégicas do uso de um roteirizador?

  • Otimização de rotas: melhoria na pontualidade, redução de entregas incorretas ou incompletas, agilidade, controle e monitoramento das viagens em tempo real, maior satisfação dos clientes e menos reclamações.
  • Alocação eficiente de veículos: possibilidade de balanceamento da carga, otimização do uso da frota, redução da sobrecarga ou subutilização dos caminhões, desgaste uniforme dos veículos e aumento da vida útil da frota.
  • Redução de custos com combustível e reparos: otimização das viagens e consequente redução no consumo de combustível, despesas com pedágio, monitoramento do desempenho da frota e menos gastos com manutenção e reparos emergenciais.
  • Melhoria na pontualidade das entregas: assertividade na escolha das rotas, reduzindo o tempo das viagens, minimizando atrasos e aumentando a pontualidade das entregas, tornando a operação mais produtiva e rentável.
  • Maior segurança para motoristas, veículos e cargas: redução de acidentes e jornadas excessivas, planejamento adequado das pausas na jornada para evitar fadiga, menos tempo ao volante, mitigação dos riscos e das perdas da carga.
  • Melhoria da satisfação dos seus clientes: mais agilidade, menos prejuízos e frustrações com atrasos ou avarias à carga, melhoria na experiência do cliente, mais transparência e precisão nas entregas.
  • Flexibilidade e comodidade: possibilidade de agendamento, reagendamento e mapeamento das entregas, acompanhamento do status da entrega pelo cliente, em tempo real, mais facilidade no planejamento e na organização para o recebimento da carga.

Como a tecnologia otimiza os fluxos de roteirização?

A tecnologia é essencial quando o assunto é escolher as melhores rotas para viagens e entregas. 

Além de garantir a roteirização inteligente através do uso de dados em tempo real sobre o trânsito ou o clima, o roteirizador online calcula rotas mais eficientes do ponto de vista dos custos.

Como? Com recursos de machine learning e Inteligência Artificial. Os algoritmos de aprendizado de máquina e IA permitem que o sistema mantenha dados históricos para melhorar as rotas em novas viagens. 

O mesmo vale para a redução de custos. A otimização das rotas com soluções tecnológicas resulta em economia de combustível e manutenção, reduz o tempo das viagens, aumenta a eficiência da cadeia de suprimentos e, consequentemente, impacta positivamente toda a logística empresarial.

[como-escolher-roteirizador]

Como escolher o melhor roteirizador para a minha empresa?

Que a tecnologia traz inúmeros benefícios não há dúvidas. Mas, então, o que precisa ser levado em conta na escolha e contratação dessa solução logística?  Antes de fazer esse investimento é importante avaliar:

  • Necessidades específicas da operação.
  • Funcionalidades essenciais para agregar valor ao processo.
  • Possibilidade de integração com sistemas já usados pela empresa.
  • Facilidade de utilização da ferramenta.
  • Tempo de implementação do roteirizador de transporte.
  • Suporte e atendimento ao cliente.
  • Escalabilidade.
  • Custo-Benefício.

A nstech – maior empresa de software para supply chain da América Latina – conta com um sistema de roteirização ajustável a qualquer demanda e, por isso, consegue atender a todos esses requisitos essenciais à implementação do roteirizador de transporte.

Afinal, vale a pena utilizar um roteirizador?

Implementar essa solução é, sem dúvidas, uma decisão estratégica para impulsionar as operações de transporte e otimizar a entrega das mercadorias. 

Mais do que apenas um novo software a ser incorporado ao negócio, o sistema de roteirização reduz os custos logísticos, aumenta a produtividade da frota, garante entregas no prazo e melhora a satisfação dos clientes.

Se você ainda tem dúvidas sobre os benefícios dessa tecnologia, conheça as soluções de roteirização oferecidas pela nstech

Fale com um especialista e peça uma demonstração.

Conclusão

A escolha do roteirizador é estratégica para quem está investindo no futuro do negócio e deseja alcançar novos patamares de eficiência, sustentabilidade e competitividade. 

Com um parceiro especialista no desenvolvimento e na implementação rápida dessa ferramenta, sua empresa terá muito mais facilidade para superar os desafios diários do transporte de cargas no Brasil. Pense nisso!

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.