Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Agronegócio

VER TODOS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Unitização: entenda o que é e suas principais aplicações na logística

Cases de SucessoTodosTransporte e Logística

Escrito por nstech

Contâiner com carga

Você sabe o que é unitização? E para que serve? 

A unitização consiste em agrupar mercadorias de diferentes tamanhos e formas em uma unidade de carga padronizada, como palete, container ou amarrações. 

Esse processo é considerado a melhor forma de organizar as cargas para aproveitar o máximo de espaço em um veículo ou armazém. 

Com isso, facilita o transporte, armazenamento e montagem, além de reduzir o tempo e esforço da equipe logística e o transporte das mercadorias. 

Para que você entenda mais detalhes sobre o assunto, preparamos um artigo completo explicando sobre a unitização e quais as suas principais formas de aplicação. Continue a leitura e confira! 

O que é a unitização?

A unitização de cargas consiste em uma estratégia logística que agrupa produtos de diferentes formas, tamanhos, pesos e medidas para transformar em uma única unidade maior e com mais produtos. 

Esse processo pode incluir a junção de contêineres individuais, caixas ou paletes, com o objetivo de otimizar o espaço de armazenagem, reduzir os custos de transporte e minimizar os danos às mercadorias. 

Imagine que você tenha muitas caixas pequenas de produtos que precisam ser enviados para o mesmo destino. Ao invés de enviar cada uma separadamente, você pode colocá-las em paletes maiores fixamente e formar uma única unidade. 

Já que essa unidade será maior, pode ser mais fácil de empilhar, transportar e rastrear, o que diminui custos e tempo. 

Quais os objetivos da unitização?

Os principais objetivos da unitização são a padronização das unidades de carga, a fim de facilitar o manuseio, armazenagem das mercadorias e movimentação das cargas. 

A otimização dos espaços nos veículos de transporte e nos locais de armazenagem, é também um objetivo desse processo, além de aumentar a capacidade de carga e facilitar o controle e rastreamento das mercadorias.  

Além disso, a unitização também auxilia no oferecimento de um serviço de excelência que fideliza os clientes e aumenta a confiabilidade na sua empresa. 

Quais são os principais tipos de unitização?

Empilhadeira com cargas

A unitização conta com três tipos diferentes, sendo eles a Pré-lingagem, Paletização e Conteinerização. Para fazer a melhor escolha para a sua transportadora, é importante conhecer cada uma delas. 

Veja a seguir! 

Pré-lingagem

Na pré-lingagem, as mercadorias são colocadas juntas e envoltas por uma rede, podendo ser feita de náilon ou de corda. Essa modalidade torna mais viável que guindastes ou outras máquinas manuseiem as cargas com mais agilidade e praticidade. 

O processo de pré-lingagem pode garantir um valor mais acessível aos fretes marítimos e outras taxas do transporte, além de não necessitar com uma equipe grande de profissionais envolvidos no manuseio. 

Todas essas vantagens tornam essa modalidade mais vantajosa financeiramente, devido ao seu baixo custo. 

Paletização

Lembra dos pallets de madeira? A paletização é feita a partir da organização uniforme deles, como normalmente é feito em armazéns e depósitos. 

A estrutura de paletização torna os custos de logística e transporte mais baixos por ser uma estrutura simples de montagem. Além disso, a paletização também é mais fácil de manusear as cargas, sejam no armazém logístico, quanto no local de destino. 

Conteinerização

Nessa modalidade, as mercadorias são armazenadas em contêineres padronizados, que podem ser de diferentes tamanhos. 

Essa opção é ideal para o modal marítimo e intermodal, onde os contêineres podem ser transportados diretamente entre diferentes tipos de transporte. 

A vantagem da conteinerização é a proteção da carga contra condições climáticas adversas, roubo e danos às mercadorias no transporte. Entretanto, há custos adicionais de aquisição, manutenção e reparo dos contêineres. 

Quais são as aplicações da unitização?

Já entendemos que a unitização no transporte é a aplicação do processo de junção das cargas que serão transportadas por modais diferentes. 

Em cada etapa da cadeia de suprimentos, a unitização conta com diferentes aplicações. Veja detalhes de cada uma a seguir! 

Armazém

A unitização também acontece nos armazéns, ou como costumamos chamar de centros de distribuição. Neles, a unitização das cargas pode acontecer de diversas maneiras, o que permite a otimização dos espaços de armazenagem. 

Com a otimização, o processo de unificação das cargas também aprimora o controle e o rastreamento de mercadorias durante essa armazenagem, bem como o aumento de capacidade de estoque e redução de custos com o aluguel. 

Além dessas vantagens, a unitização dentro dos armazéns também protege as mercadorias contra possíveis danos, perdas, roubos, aumentando a capacidade, a segurança e a qualidade da carga. 

Transporte

Caminhão em rodovia

O processo de unitização também pode acontecer durante o transporte das cargas. Com isso, facilita o carregamento e o descarregamento dos veículos, e consequentemente, reduz o tempo e o trabalho necessário para carregar e descarregar. 

O aproveitamento do espaço em caminhões ou outros modais de transporte é também uma vantagem da unificação, o que aumenta a capacidade de carga e reduz os custos com frete, por exemplo. 

A troca de modais é também outra vantagem, pois com as unidades de carga é mais fácil transferir de um veículo para o outro, bem como fazer o controle e o rastreamento das mercadorias durante o transporte. 

Melhore a sua logística com a nstech

Para aprimorar os seus serviços de logística, você pode contar com a ajuda da nstech. 

A nstech é uma plataforma integrada com mais de 100 soluções de tecnologia para o setor de logística, que ficam disponíveis em um único lugar. 

Com soluções tecnológicas que podem auxiliar todo o processo logístico, a nstech conta com o sistema WMS – gestão de armazéns, que auxilia na organização da unitização das cargas dentro do centro de distribuição e fazer o monitoramento preciso das mercadorias. 

O TMS Transportador é um sistema que também gerencia a operação de entrega, o que auxilia no processo de unificação das cargas de forma segura e econômica. 

Adote o processo de unitização em sua empresa com a ajuda da nstech!

Conclusão

O processo de unitização pode trazer diversos benefícios para a sua empresa e também oferecer proteção contra possíveis danos às cargas. 

As formas de aplicação desse processo nas mercadorias da sua operação também são maneiras de reduzir os custos com transporte, aprimorar o monitoramento das cargas e otimizar os espaços dos armazéns. 

Com uso de tecnologia da nstech você também pode potencializar os benefícios da unitização e garantir eficiência e segurança. 

Fale com um de nossos especialistas e conheça as nossas soluções.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.