Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Agronegócio

VER TODOS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Tracking de Pedidos: Benefícios, Desafios e Soluções!

TodosTransporte e Logística

Escrito por nstech

tracking de pedidos

O avanço do e-commerce colocou em evidência o tracking de pedidos, também conhecido como rastreamento de pedidos ou monitoramento de pedidos. Resultado da mudança de comportamento dos consumidores, o recurso atende à exigência dos clientes por transparência e visibilidade.

Com o tracking de pedidos é possível que empresas e consumidores acompanhem todo o ciclo de vida de um pedido, do embarque à entrega. Tudo em tempo real, com notificações automáticas a cada atualização.

No entanto, o sistema também apresenta desafios, como a integração com diferentes softwares, custos de implementação e manutenção, segurança dos dados e necessidade de atualização constante. 

Neste artigo, vamos mostrar como empresas e consumidores podem tirar o máximo proveito dessa ferramenta crucial.

O que é tracking de pedidos?

É um recurso para acompanhar, em tempo real, o status de uma encomenda. A ferramenta de rastreamento ou monitoramento de pedidos oferece visibilidade aos clientes e às empresas desde o momento da compra até a entrega do produto. 

É crucial na era do e-commerce porque torna a experiência dos consumidores e o relacionamento com as empresas mais transparente e confiável.

Como funciona o tracking de pedidos na prática?

Ao integrar o sistema à sua plataforma de e-commerce e se conectar com a transportadora, a empresa consegue gerar um código de rastreio único para cada pedido. Esse código é enviado ao cliente por e-mail, SMS ou app da loja.

O sistema atualiza automaticamente o status do pedido, baseado nas informações da área de expedição e da transportadora. Cada nova etapa do envio e entrega é informada ao cliente. 

O consumidor pode usar o código de rastreio ao acessar seu pedido na loja virtual ou no site da transportadora responsável pela entrega. 

Com o tracking de pedidos, empresas e clientes sabem a localização do produto, status da entrega (em processamento, despachado, em trânsito, entregue, etc.) e histórico (todas as etapas pelas quais o pedido passou).

Os dados gerados pelo sistema podem ser usados para monitorar o desempenho logístico da empresa, identificar gargalos e obter insights para otimizar rotas e reduzir custos.

Em caso de atrasos ou extravios fica mais fácil saber em qual etapa isso ocorreu. Com o código de rastreio, o cliente entra em contato com o SAC da loja virtual ou da transportadora para informar o caso e pedir a solução.

Quais os principais benefícios do tracking de pedidos?

Pesso fazendo tracking de pedidos pelo celular

Ter um recurso para rastrear o pedido na transportadora ou fazer rastreamento internacional traz vantagens para empresas e clientes.

Para as empresas

  • Aumento da eficiência operacional: monitoramento em tempo real, acompanhamento do processo de entrega, identificação de gargalos e otimização de rotas.
  • Redução de custos: detalhes sobre o status do pedido, redução de erros ou extravios e controle sobre o número de atendimentos no SAC e os custos.
  • Melhoria na gestão de estoque: controle, previsão e reposição adequada dos estoques.
  • Transparência e confiança: melhoria no relacionamento com os clientes, aumento da fidelidade e incentivo a compras futuras.

Para os clientes

  • Transparência e controle: informação em tempo real, mais tranquilidade e segurança sobre a entrega do produto.
  • Redução de incertezas: manutenção da confiança no recebimento do pedido e facilidade em organizar a rotina para o recebimento.
  • Comunicação proativa: agilidade na comunicação, recebimento de notificações automáticas sobre as mudanças e progressos nos status do pedido e experiência de compra mais positiva.

Quais os principais desafios no tracking de pedidos?

  • Integração de sistemas: integrar diferentes sistemas como o ERP, transportadora e portal do cliente pode ser complexo e gerar falhas na comunicação, coleta de dados e atualização das informações.
  • Custos de implementação: para empresas de pequeno e médio porte, pode ser custoso, já que exige software, integração, treinamento da equipe e atualização constante.
  • Segurança dos dados: lidar com informações dos clientes exige investimentos em ferramentas de segurança para evitar vazamento de dados sensíveis, fraudes e roubos de identidade.
  • Manutenção e atualização: para acompanhar as mudanças nas tecnologias, no processo das transportadoras e na expectativa dos clientes é necessário atualizar o sistema frequentemente.

Como a NSTECH pode melhorar o tracking de pedidos da sua empresa?

A nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina e entre as mais de 100 soluções do portfólio oferece meios para solucionar os desafios de implantação dos sistemas de rastreamento de pedidos. 

Soluções de rastreamento de pedidos de última geração

Com a tecnologia da nstech é possível acompanhar a localização exata das cargas, da coleta à entrega, com atualizações precisas. 

O monitoramento das viagens também garante informações detalhadas e a confirmação da entrega. As notificações proativas alertam sobre atrasos, desvios, falhas, etc. 

Todos esses dados geram os insights para a solução imediata dos problemas, a identificação de gargalos e as oportunidades de melhoria. 

Visibilidade em tempo real

A visibilidade em tempo real é um requisito para o tracking de pedidos. As soluções da nstech mantêm todos os envolvidos atualizados em tempo real.

Essa visão em 360 graus não melhora apenas a transparência para o cliente, mas garante aos gestores o acesso a dashboards com detalhes para aprimorar a eficiência da operação logística como um todo.

Controle completo sobre o ciclo de vida dos pedidos

Gestora logística fazendo tracking de pedidos com ajuda da NSTECH

Fazer o gerenciamento centralizado dos pedidos é outra vantagem que as soluções da nstech oferecem. Isso é possível porque os sistemas são integrados em uma plataforma única. 

Dessa forma, a empresa obtém uma visão completa do ciclo de vida de cada pedido. O resultado dessa transparência reverbera na experiência de compra do cliente, na confiabilidade, na reputação da marca e, é claro, no fechamento de novos negócios.

Implementação de APIs

As interfaces de programação de aplicativos são importantes para quem vai fazer tracking de pedidos porque torna a comunicação mais fluida entre os diferentes sistemas. 

A nstech não só automatiza os processos como faz a integração total dos sistemas, facilitando a troca de dados e a sincronização das informações. 

Também oferece soluções em nuvem, modelos escaláveis, custos previsíveis e implementação de medidas de segurança robustas, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Quer conhecer todas as soluções personalizadas da nstech e contar com o que há de mais eficiente e moderno no rastreamento de pedidos? Fale agora com um especialista.

Conclusão

Acompanhar, em tempo real, o status do pedido é estratégico para empresas e consumidores. Para as empresas, garante mais transparência, eficiência e redução de custos, enquanto para os consumidores proporciona tranquilidade, segurança e melhor experiência de compra.

Ao investir em soluções tecnológicas robustas, processos eficientes e comunicação clara, empresas e consumidores usufruem dos benefícios que o tracking de pedidos oferece, impulsionando a satisfação, fidelização e o crescimento do negócio.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.