
Case de sucesso: como a Rumo reduziu filas e otimizou o pátio de Rondonópolis com soluções nstech
maio, 2025 / Por nstech
O avanço do e-commerce colocou em evidência o tracking de pedidos, também conhecido como rastreamento de pedidos ou monitoramento de pedidos. Resultado da mudança de comportamento dos consumidores, o recurso atende à exigência dos clientes por transparência e visibilidade.
Com o tracking de pedidos é possível que empresas e consumidores acompanhem todo o ciclo de vida de um pedido, do embarque à entrega. Tudo em tempo real, com notificações automáticas a cada atualização.
No entanto, o sistema também apresenta desafios, como a integração com diferentes softwares, custos de implementação e manutenção, segurança dos dados e necessidade de atualização constante.
Neste artigo, vamos mostrar como empresas e consumidores podem tirar o máximo proveito dessa ferramenta crucial.
É um recurso para acompanhar, em tempo real, o status de uma encomenda. A ferramenta de rastreamento ou monitoramento de pedidos oferece visibilidade aos clientes e às empresas desde o momento da compra até a entrega do produto.
É crucial na era do e-commerce porque torna a experiência dos consumidores e o relacionamento com as empresas mais transparente e confiável.
Ao integrar o sistema à sua plataforma de e-commerce e se conectar com a transportadora, a empresa consegue gerar um código de rastreio único para cada pedido. Esse código é enviado ao cliente por e-mail, SMS ou app da loja.
O sistema atualiza automaticamente o status do pedido, baseado nas informações da área de expedição e da transportadora. Cada nova etapa do envio e entrega é informada ao cliente.
O consumidor pode usar o código de rastreio ao acessar seu pedido na loja virtual ou no site da transportadora responsável pela entrega.
Com o tracking de pedidos, empresas e clientes sabem a localização do produto, status da entrega (em processamento, despachado, em trânsito, entregue, etc.) e histórico (todas as etapas pelas quais o pedido passou).
Os dados gerados pelo sistema podem ser usados para monitorar o desempenho logístico da empresa, identificar gargalos e obter insights para otimizar rotas e reduzir custos.
Em caso de atrasos ou extravios fica mais fácil saber em qual etapa isso ocorreu. Com o código de rastreio, o cliente entra em contato com o SAC da loja virtual ou da transportadora para informar o caso e pedir a solução.
Ter um recurso para rastrear o pedido na transportadora ou fazer rastreamento internacional traz vantagens para empresas e clientes.
A nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina e entre as mais de 100 soluções do portfólio oferece meios para solucionar os desafios de implantação dos sistemas de rastreamento de pedidos.
Com a tecnologia da nstech é possível acompanhar a localização exata das cargas, da coleta à entrega, com atualizações precisas.
O monitoramento das viagens também garante informações detalhadas e a confirmação da entrega. As notificações proativas alertam sobre atrasos, desvios, falhas, etc.
Todos esses dados geram os insights para a solução imediata dos problemas, a identificação de gargalos e as oportunidades de melhoria.
A visibilidade em tempo real é um requisito para o tracking de pedidos. As soluções da nstech mantêm todos os envolvidos atualizados em tempo real.
Essa visão em 360 graus não melhora apenas a transparência para o cliente, mas garante aos gestores o acesso a dashboards com detalhes para aprimorar a eficiência da operação logística como um todo.
Fazer o gerenciamento centralizado dos pedidos é outra vantagem que as soluções da nstech oferecem. Isso é possível porque os sistemas são integrados em uma plataforma única.
Dessa forma, a empresa obtém uma visão completa do ciclo de vida de cada pedido. O resultado dessa transparência reverbera na experiência de compra do cliente, na confiabilidade, na reputação da marca e, é claro, no fechamento de novos negócios.
As interfaces de programação de aplicativos são importantes para quem vai fazer tracking de pedidos porque torna a comunicação mais fluida entre os diferentes sistemas.
A nstech não só automatiza os processos como faz a integração total dos sistemas, facilitando a troca de dados e a sincronização das informações.
Também oferece soluções em nuvem, modelos escaláveis, custos previsíveis e implementação de medidas de segurança robustas, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Quer conhecer todas as soluções personalizadas da nstech e contar com o que há de mais eficiente e moderno no rastreamento de pedidos? Fale agora com um especialista.
Acompanhar, em tempo real, o status do pedido é estratégico para empresas e consumidores. Para as empresas, garante mais transparência, eficiência e redução de custos, enquanto para os consumidores proporciona tranquilidade, segurança e melhor experiência de compra.
Ao investir em soluções tecnológicas robustas, processos eficientes e comunicação clara, empresas e consumidores usufruem dos benefícios que o tracking de pedidos oferece, impulsionando a satisfação, fidelização e o crescimento do negócio.
junho, 2025 / por nstech
junho, 2025 / por nstech
junho, 2025 / por nstech