Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Paletização: como otimizar e ter um melhor aproveitamento?

Negócios e CulturaTodos

Escrito por nstech

Paletização

A paletização é um processo utilizado na logística para armazenar, organizar e proteger as mercadorias. A finalidade é agrupar volumes menores de produtos sobre um palete, unificar a carga e facilitar o transporte.

Também chamada de “pallet”, essa plataforma plana e resistente serve como base para sustentar as mercadorias e tornar a movimentação mais rápida. Com o uso de empilhadeira ou transpaleteira, toda a carga é coletada de uma única vez.

A estabilidade dos produtos oferecida por este método de armazenagem também ajuda na conservação da carga. No entanto, é essencial escolher o palete adequado. Quer saber mais sobre como o assunto, é só conferir os detalhes neste artigo. 

Aproveite a leitura!

Quais são as vantagens da paletização?

Fundamental para a otimização logística, os paletes facilitam a armazenagem e o transporte, impactando na eficiência da cadeia de suprimentos e oferecendo uma série de benefícios.

Controle do inventário

Uma das vantagens é a organização e controle do estoque. Com os produtos agrupados em paletes fica fácil identificar, contar e localizar cada item. O método melhora a precisão dos processos de entrada e saída dos produtos. 

Esse acompanhamento evita rupturas ou excedentes. Ao ter dados precisos sobre o inventário, as empresas norteiam suas compras, produção e distribuição.

Eficiência da carga e descarga

Aumentar a agilidade dos processos logísticos sem comprometer a segurança é outro benefício da paletização. Com ela, as empresas reduzem o tempo de carga e descarga e minimizam a necessidade de trabalho manual.

A movimentação de cargas em paletes é feita com empilhadeiras e outros equipamentos, o que diminui o risco de acidentes de trabalho e fadiga dos colaboradores. Assim, as equipes ganham tempo para atividades estratégicas.

Agilidade no fluxo de mercadorias

A movimentação e o transporte de cargas é um desafio para a logística. Com o tipo adequado de palete as empresas ganham tempo e fazem a consolidação de cargas, agilizam embarques e evitam atrasos na entrega.

A organização das rotas também é otimizada quando as cargas são organizadas em paletes e consolidadas, o que traz ganhos de produtividade e economia de recursos.

Segurança para produtos e operadores

Toneladas e toneladas de cargas são movimentadas nos armazéns, depósitos e centros de distribuição. O risco de acidentes é um problema, mas não o único. 

Os paletes protegem a mercadoria contra quedas, amassados, avarias e outros danos durante o armazenamento e transporte. Assim, os profissionais trabalham com segurança e os produtos chegam ao destino em perfeitas condições.

Tipos de paletização

Trabalhadores logísticos fazendo paletização

Existem diferentes formas de utilizar paletes e todas elas, de alguma forma, são capazes de otimizar o armazenamento e o transporte de mercadorias, aumentar a produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais seguro. 

Para ter o máximo de vantagens, conheça alguns exemplos com características e vantagens distintas.

Quadros de armazenagem

Ideal para quem lida com produtos leves, quer economizar espaço horizontal e facilitar o inventário, esse sistema armazena os paletes em quadros metálicos fixados na parede ou no chão. 

A desvantagem é que tem capacidade de armazenamento limitada e acesso restrito a alguns paletes, o que requer constantes investimentos na estrutura dos quadros.

Empilhamento em blocos

Nesse método, os paletes são empilhados uns sobre os outros. É um tipo de paletização mais simples, econômico e básico, ideal para armazenar produtos homogêneos e que precisam de acesso fácil.

A limitação de altura de empilhamento – por questões de segurança e estabilidade – é uma das desvantagens, assim como o acesso restrito aos paletes inferiores e menor proteção contra danos.

Estantes de dupla profundidade

Armazenados em duas estantes ou estantes com dupla profundidade, os paletes ficam acessíveis por meio de corredores entre essas estantes. Como dobra a capacidade de armazenamento, esse método é ideal para produtos com alta rotatividade.

As desvantagens são a necessidade de empilhadeiras específicas, investimento elevado em estantes e acesso complexo aos paletes da segunda fileira (aqueles armazenados no fundo da estante).

Estantes convencionais

Esse tipo de paletização requer armazenamento de paletes em fileiras únicas, com acesso frontal aos itens do estoque. Além de ampla acessibilidade às mercadorias e simplicidade na operação, o sistema é indicado para quem armazena diferentes tipos de paletes.

Como desvantagem estão a menor capacidade de armazenamento por metro quadro (na comparação com estantes de dupla profundidade) e necessidade de mais espaço horizontal.

Como fazer a paletização adequadamente?

Trabalhador logístico movimentando mercadoria que passou por paletização

A escolha dos melhores sistemas depende de fatores como espaço disponível, característica dos produtos, rotatividade da mercadoria, custos, estabilidade dos paletes e segurança.

Para entender como calcular paletização e otimizar o investimento, vale a pena adotar algumas boas práticas:

    1. Selecione o tipo de palete ideal, considerando o tamanho adequado para o peso, volume, forma e fragilidade dos produtos. Os mais comuns são paletes de madeira, plástico e metal.
    2. Inspecione os paletes periodicamente para identificar rachaduras, danos ou deformações. Utilize apenas paletes em bom estado para garantir a segurança da carga.
    3. Distribua o peso da carga uniformemente sobre o palete, evitando sobrecargas.
    4. Empilhe as caixas ou produtos em camadas niveladas e alinhadas para garantir o equilíbrio.
    5. Faça o intertravamento entre as caixas ou produtos para aumentar a estabilidade da carga.
    6. Limite a altura da pilha de acordo com a capacidade do palete e posicione os produtos mais pesados na base da pilha.
    7. Siga as recomendações de empilhamento do fabricante dos paletes e dos produtos para evitar acidentes.
    8. Envolva a carga paletizada com filme stretch para fixar e estabilizar a mercadoria.
    9. Utilize cantoneiras de plástico ou papelão para proteger os cantos dos produtos e evitar danos durante o transporte.
    10. Recorra a cintas de amarração para fixar a carga ao palete.
    11. Identifique os paletes com etiquetas detalhando conteúdo, peso e destino. 
    12. Sinalize produtos frágeis, perigosos ou com instruções específicas de manuseio.
    13. Armazene os paletes em superfícies planas e niveladas para evitar quedas ou instabilidade.
    14. Mantenha um espaço livre entre os paletes para a circulação de ar, prevenindo a proliferação de fungos ou bactérias e evitando umidade.
    15. Utilize empilhadeiras ou equipamentos adequados para movimentar os paletes com segurança e treine os operadores sobre práticas seguras de movimentação de paletes.
    16. Realize a despaletização em local plano, nivelado e com espaço suficiente para a movimentação da carga, o que evita quedas ou danos.
    17. Conte com o sistema WMS para otimizar a gestão do armazém e a movimentação das cargas.

nstechmaior empresa de software para supply chain da América Latina – tem um WMS capaz de melhorar a segurança, o controle e a flexibilidade dos processos de armazenagem e movimentação de mercadorias. 

Conheça todas as funcionalidades e vantagens dessa solução e otimize suas operações.

Conclusão

A paletização é um processo essencial para empresas que desejam aprimorar sua logística e impulsionar a performance, a segurança e a lucratividade do negócio. É, sem dúvidas, um método fundamental, inteligente e seguro. 

Mais do que facilitar a organização das cargas, esse sistema de armazenagem impacta diretamente na eficiência da cadeia de suprimentos, na entrega das mercadorias e tem benefícios para empresas de todos os portes e setores.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.