Motz emite documentação de transportes em no máximo 5 minutos com solução da KMM
novembro, 2023 / Por nstech
O consumo de recursos naturais já excede em 30% a capacidade de regeneração do planeta. Diante da necessidade urgente de reduzir os impactos ambientais, a logística sustentável foi colocada na vitrine.
Respeitar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis se tornou um caminho sem volta para empresas de qualquer tamanho. A pergunta, no entanto, é: como o setor logístico pode gerenciar de forma eficiente os recursos e contribuir com práticas ambientais?
A resposta está na tecnologia, mas, se você tem dúvidas, este artigo traz todos os detalhes sobre o assunto. Aproveite a leitura.
Logística sustentável é a otimização dos processos operacionais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e sociais sem sacrificar a eficiência ou a rentabilidade das operações.
Nascido da necessidade de conscientização e controle dos problemas ambientais, esse modelo logístico – também chamado de Logística Verde – teve origem na década de 1990, quando a sustentabilidade se tornou pauta global por causa do avanço industrial, fortalecimento do comércio internacional e exploração excessiva dos recursos naturais.
Ao adotar práticas sustentáveis, as empresas se diferenciam da concorrência e atraem investimentos. No caso do setor logístico, as práticas sustentáveis se tornam cada vez mais importante para:
A logística verde – ou sustentável – se baseia em três pilares que, interligados, garantem o equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental.
Baseia-se na eficiência e rentabilidade das operações. Ao otimizar os processos logísticos, as empresas conseguem a viabilidade econômica do negócio e melhoram o retorno sobre o investimento.
O pilar econômico está sustentado na implementação de novas tecnologias de aprimoramento logístico que levam à melhora da competitividade, posicionamento da empresa como líder em sustentabilidade e atração de novos clientes.
É aqui que a empresa dedica atenção às ações de responsabilidade social. A logística sustentável requer compromisso com o bem-estar dos colaboradores, comunidades e parceiros.
Oferecer condições de trabalho justas e seguras é um dos pontos altos deste pilar, que envolve também o relacionamento ético com fornecedores e a escolha de parceiros com os mesmos princípios e valores.
Diz respeito à redução dos impactos das operações logísticas nos diferentes ecossistemas e ao gerenciamento de resíduos, com atenção especial à logística reversa e aos programas de coleta seletiva, reciclagem e descarte adequado de resíduos.
No pilar ambiental estão ainda as estratégias para a redução de emissões (gases do efeito estufa) e outros poluentes, gestão de recursos naturais e preservação da biodiversidade.
O primeiro passo é reconhecer que essa é uma atitude necessária e não apenas teórica. Para levantar a bandeira da logística verde, a empresa deve implementar algumas boas práticas.
Fundamental para a sustentabilidade, permite o reaproveitamento de materiais e reduz a necessidade de utilização de novas matérias-primas.
Envolve, por exemplo, a redução e destinação correta dos resíduos, reutilização ou remanufatura de produtos, fortalecimento de parcerias com empresas de reciclagem e programas de incentivo para que os clientes devolvam à indústria os produtos obsoletos e as embalagens.
O transporte é, sem dúvidas, um ponto sensível. Para enquadrar esse elo da cadeia logística no conceito “verde”, a estratégia é priorizar modais mais sustentáveis, que emitam menos gases poluentes.
Como isso nem sempre é possível, já que o Brasil é dependente do transporte rodoviário, o setor pode ampliar o uso de veículos elétricos e híbridos, que rodam com tecnologias mais limpas e usar softwares de roteirização para planejar viagens mais eficientes, encurtar distâncias e reduzir o consumo de combustível.
Um bom planejamento de rotas é essencial para reduzir os custos e os impactos ambientais na logística. Isso passa pela consolidação de cargas, que é o agrupamento das entregas para otimizar o uso dos veículos e reduzir o número de viagens.
A utilização de softwares para definir as melhores rotas (mais curtas e sem congestionamentos) também é ideal quando se deseja implementar a logística verde.
Se as embalagens representam uma parcela significativa dos resíduos gerados pela indústria, a redução desse impacto passa pelo uso de embalagens recicláveis, biodegradáveis ou reutilizáveis.
Diminuir o tamanho e o peso das embalagens evita desperdícios e melhora a distribuição da carga nos veículos, otimizando as viagens. Vale a pena, ainda, usar embalagens retornáveis ou compartilhadas entre diferentes empresas.
Os parques logísticos são aliados da sustentabilidade. Além de concentrar as operações e reduzir distâncias, eles permitem o compartilhamento de infraestrutura e de serviços entre as empresas.
Uma gestão de frota eficiente reduz os custos logísticos e os impactos ambientais porque trata da manutenção preventiva dos veículos e do monitoramento das viagens.
O treinamento adequado dos motoristas, especialmente com foco na condução econômica e segura, também é essencial para a implementação da logística verde.
A nstech tem uma gama completa de soluções tecnológicas para otimizar a cadeia de suprimentos e promover a sustentabilidade logística. Ao integrar essas ferramentas ao seu negócio, você dá um grande passo para uma operação eficiente e ecologicamente correta.
Para ajudar na criação de um programa de logística verde personalizado para sua empresa, a nstech oferece:
Implementar a sustentabilidade é fácil com a nstech.
Primeiro, a nstech avalia as necessidades, pontos críticos da operação e oportunidades de melhoria. Depois, seleciona as melhores ferramentas considerando fatores como tamanho da frota, tipo de carga e rotas percorridas.
Os passos seguintes são a integração das soluções da nstech com os outros sistemas existentes na sua empresa. Por fim, são oferecidos treinamentos aos colaboradores, acompanhamento dos resultados e ajustes contínuos.
Conheça a eficiência em soluções logísticas by nstech!
A implementação da logística sustentável é um processo contínuo que exige adaptação e melhoria constante.
Ao implementar essas práticas, sua empresa contribui para um futuro sustentável e obtém benefícios como redução de custos, melhoria da imagem e mais competitividade no mercado.
agosto, 2023 / por nstech
agosto, 2023 / por nstech
junho, 2023 / por nstech