Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Logística portuária e movimentação de cargas: como otimizar?

TodosTransporte e Logística

Escrito por nstech

Logística portuária em porto com navios e contêineres

A logística portuária é fundamental para a economia brasileira. Em 2023, os portos movimentaram 1,303 bilhão de toneladas e, mesmo diante do crescimento de 6,9% em relação a 2022, uma coisa é certa: o setor precisa otimizar processos para continuar avançando.

A otimização e a movimentação eficiente de cargas exigem estratégias e tecnologias voltadas à maximização da capacidade de transporte, redução de custos e melhoria da infraestrutura portuária.

A fluidez no transporte de mercadorias entre o mar e as rodovias requer o fortalecimento da logística colaborativa, o uso de tecnologias e a capacidade de rápida adaptação às regulamentações e condições de mercado. 

Como fazer isso? É o que veremos neste artigo.

Logística portuária: o que é e como funciona?

É um conjunto de práticas essenciais para o comércio internacional. Conecta produtores e consumidores em diferentes países e fomenta a economia mundial. 

O fluxo de cargas por via marítima é o principal responsável por atender as demandas globais por produtos. Essa operação, no entanto, é complexa e vai além de movimentar contêineres de um ponto a outro.

As atividades envolvem o recebimento da carga no porto, conferência, registro, armazenamento e tratativas para embarque. Também dizem respeito à distribuição dos contêineres dentro do navio, carregamento e descarga.

O monitoramento e controle de tráfego portuário, desembaraço aduaneiro, despacho e expedição são outras etapas desse processo.

Como a logística portuária é estruturada?

Complexo fixo

É a base física das operações portuárias e oferece a infraestrutura necessária para o manuseio, armazenamento e transporte da carga. Compreende o cais, onde os navios atracam; pontes e guindastes usados para movimentar os contêineres, pátios de armazenagem – gates, armazéns -, canais de acesso e sistemas de controle de tráfego.

Administração

É quem coordena as atividades no porto: autoridade portuária (responsável pela gestão, definição de regras e infraestrutura); operador portuário (carregamento e descarga dos contêineres); agente marítimo (documentação e contratação de serviços); empresas de logística (elo entre o porto, embarcadores e empresas de transporte) e órgãos públicos de fiscalização aduaneira e sanitária.

Operação

Garante que a carga seja movimentada de forma eficiente e segura. Envolve o recebimento da carga, vistoria aduaneira, armazenagem, estiva e desestiva (carregamento e descarregamento dos contêineres dos navios), movimentação de carga pelo porto, despacho aduaneiro e liberação da carga para o destinatário.

Qual o impacto da movimentação de cargas na logística portuária?

Trabalhadores fazendo a logística portuária movimentando contêiner

Essa etapa é fundamental para que os contêineres cheguem ao destino no prazo e com as mercadorias intactas. Quando a movimentação de cargas é eficiente e inteligente, os benefícios são:

  • Menos tempo de espera dos navios no porto.
  • Tempo de viagem otimizado e custos reduzidos com transporte.
  • Aumento da produtividade e da lucratividade.
  • Menos congestionamento nos portos e melhoria no fluxo de movimentação dos contêineres.
  • Mais agilidade nas entregas e clientes satisfeitos.
  • Redução de custos operacionais (mão de obra, equipamentos, etc.)
  • Melhoria da competitividade no cenário global.
  • Maior movimentação de contêineres, novos clientes e aumento da receita.

Quais os principais desafios da logística portuária e movimentação de cargas?

Os principais desafios a serem vencidos são:

  • Burocracia: processos lentos e ineficientes, falta de padronização nos procedimentos e formatos dos documentos, sistemas antigos e desatualizados para controle e gerenciamento da documentação, pouca integração e compartilhamento insuficiente de informações.
  • Atraso nas operações: pouco investimento em infraestrutura, capacidade limitada de atendimento e sobrecarga operacional dos portos, falta de integração entre os portos, transportadoras e terminais alfandegários, lentidão e desperdício de tempo, ausência de planejamento estratégico e operações não otimizadas.
  • Perda de cargas: falhas na segurança, pouco controle de acesso, roubos, furtos, avarias e extravios, transporte e manuseio inadequados dos contêineres, erros na documentação, falhas na comunicação e condições climáticas adversas que podem danificar contêineres e levar a perda de cargas.
  • Custos crescentes: infraestrutura defasada e pouco investimento em modernização, processos manuais e desatualizados, ausência de integração entre os sistemas, congestionamento portuário, custos adicionais por tempo de espera dos navios, falta de competitividade entre portos e preços elevados dos serviços portuários

Como otimizar a logística portuária e seus processos?

A otimização das atividades portuárias é urgente e passa por aspectos como:

Planejamento estratégico

O primeiro passo é a definição de metas, objetivos e estratégias. Um bom planejamento requer análise do mercado, identificação de tendências e exploração de novas oportunidades de negócio.

No planejamento são definidas as ações necessárias para o sucesso da otimização e as formas como os resultados serão monitorados. As avaliações devem ser periódicas para indicar as melhoria e ajustes.

Infraestrutura e equipamentos

O uso de equipamentos modernos e a melhoria da infraestrutura têm total relação com a otimização da logística portuária. 

Só é possível aumentar a capacidade de armazenagem e de embarque com investimentos na modernização dos equipamentos e automação dos processos.

Tarefas manuais e repetitivas podem ser feitas por sistemas automatizados, o que agiliza o fluxo de trabalho, reduz erros e aumenta a segurança.

Capacitação e treinamento da equipe

Não basta ter equipamentos modernos se as competências técnicas e comportamentais dos profissionais não forem bem desenvolvidas. 

Para otimizar importações e exportações é necessário oferecer treinamento e implementar uma cultura de aprendizagem contínua.

Outro fator é a valorização dos profissionais e as boas condições de trabalho. Isso aumenta o comprometimento dos times e os resultados.

Utilização de tecnologias e automações

A tecnologia facilita a automação e libera os profissionais para atividades mais complexas e estratégicas. Quando a logística portuária é automatizada, a produtividade aumenta, o tempo de movimentação de cargas reduz e o porto ganha em capacidade operacional.

O investimento em tecnologia e automação leva à redução de custos com mão de obra e treinamento, mitiga o risco de acidentes em áreas de risco, aumenta a precisão e a confiabilidade nas operações e eleva a qualidade dos serviços portuários.

Como a NSTECH pode ajudar?

Mulher otimizando a logística portuária utilizando tecnologia

A nstech é a maior empresa de software para supply chain da América Latina e tem um portfólio completo e personalizado para otimizar e impulsionar os resultados da logística portuária. 

Além de um diagnóstico completo da operação e a identificação das oportunidades de melhoria, a nstech entrega soluções customizadas para atender as necessidades específicas de cada cliente.

Entre as soluções estão os sistemas de rastreamento de contêineres, monitoramento de cargas em tempo real, gestão e controle de acesso aos pátios, gestão de armazéns, de frotas, de serviços de transporte e gerenciamento de riscos.

A nstech faz a integração total desses sistemas e oferece tudo o que é preciso para automatizar os processos e a emissão de documentos.

Transforme agora a sua operação com a ajuda da nstech!

Conclusão

A otimização da logística portuária e da movimentação de cargas é crucial para o sucesso do setor portuário, para as empresas que operam no mercado internacional e para a economia. 

Investir em soluções inovadoras e personalizadas ajuda a superar os desafios, aumenta a eficiência, reduz custos e leva à excelência operacional. 

Neste artigo você revisitou os desafios do setor, a estrutura e as estratégias para otimizar a logística portuária. Agora, é só colocar em prática!

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.