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Logística de distribuição: o que é, importância, etapas e atividades

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Escrito por nstech

Caminhão em armazém com caixas para a logística de distribuição

A logística de distribuição é um pilar fundamental da cadeia de suprimentos, mas alguns desafios colocam à prova as atividades envolvidas na produção, armazenagem, transporte e entrega de mercadorias.

A dependência excessiva do modal rodoviário, a má qualidade das rodovias, os altos custos com combustíveis, a alta rotatividade dos profissionais e a complexidade da legislação tributária entram na lista de fatores que dificultam a melhoria da eficiência logística brasileira.

A saída requer investimento em sistemas modernos e na integração de soluções capazes de automatizar processos e reduzir a complexidade imposta a quem atua na cadeia de suprimentos.

Neste artigo, vamos explorar tudo isso em detalhes e mostrar as oportunidades que a tecnologia oferece para otimizar as operações.

O que é a logística de distribuição?

A logística de distribuição é a área responsável por gerenciar o fluxo de produtos desde o momento em que eles saem da fábrica até que cheguem às mãos do consumidor final. 

Envolve a armazenagem no centro de distribuição, embalagem e expedição, transporte e entrega no endereço final. Ou seja, é um elo da cadeia de suprimentos com foco principal na movimentação das mercadorias.

Como funciona a logística de distribuição?

Dedicada à otimização da distribuição das mercadorias, a logística tem como meta melhorar a agilidade, a segurança e os custos envolvidos na cadeia de suprimentos. Para isso, utiliza estratégias de gestão e integração de diferentes áreas. 

Pode ser gerenciada pela própria empresa ou ser terceirizada, mas deve ter rigor nos processos de comunicação com os clientes, atendimento às demandas do mercado, canais de venda eficientes, gestão impecável de estoques e sistemas ágeis de entrega.

Imagine o que acontece quando um smartphone é vendido via e-commerce. Na prática, funciona assim: o item é produzido e montado pela indústria. Depois de pronto, é enviado para grandes centros de distribuição em regiões estratégicas.

No local, ficam armazenados de forma organizada, separados por modelos, cores etc. e disponibilizados para venda. 

Quando o consumidor faz a compra no varejo online, o pedido é encaminhado para o centro de distribuição, onde o smartphone é separado, embalado e liberado para a entrega. Com a documentação necessária em dia, a mercadoria segue para a entrega no endereço do cliente.

Qual a importância da logística de distribuição?

Esse processo é extremamente complexo, mas igualmente importante para a cadeia de suprimentos. Veja por quê!

Redução de custos: quando as empresas investem na gestão de estoques, no planejamento otimizado das rotas e na consolidação das cargas, elas reduzem o espaço necessário para guardar as mercadorias, evitam perdas, diminuem o consumo de combustível, os gastos com pedágio e o custo por unidade transportada.

Aumento da produtividade: sempre que sistemas de gestão – seja para transporte, armazéns ou pátios – são utilizados para automatizar e integrar processos, as operações ganham agilidade e precisão na tomada de decisões, comunicação com clientes e resolução de problemas.

Eficiência nas entregas: os investimentos na otimização dos fluxos logísticos melhoram a pontualidade e a satisfação do cliente, reduzem erros na entrega e levam à diminuição dos custos com devoluções e reenvios.

Melhoria na experiência do cliente: a rastreabilidade é um fator importante para os clientes, que não abrem mão de acompanhar o status do seu pedido em tempo real. Ter ferramentas para a gestão das entregas aumenta a transparência e a confiança.

Quais são as 5 etapas principais da logística de distribuição?

Homem conversando com mulher fazendo a  logística de distribuição

Roteirização

Essa é uma etapa crucial da cadeia de distribuição, pois diz respeito ao planejamento de rotas. A escolha dos melhores trajetos (de acordo com o prazo de entrega, distância, restrições de tráfego e número de entregas na mesma viagem etc.) otimiza a operação.

Além de reduzir custos, a roteirização garante qualidade, segurança e agilidade, assim como a possibilidade de acompanhar em tempo real a localização dos veículos e cargas. Essa visibilidade dá aos gestores a chance de identificar problemas e tomar medidas corretivas mais rapidamente.

Controle de fretes

Envolve a negociação dos melhores preços na contratação do transporte, de acordo com o modal utilizado, as dimensões da carga, periodicidade de envios, destinos e prazos de entrega.

Nessa fase estão inclusos os pagamentos do frete, a emissão de notas fiscais e de outros documentos de transporte. Os responsáveis pela gestão dos fretes também devem fornecer aos clientes meios para o acompanhamento das entregas. 

Conferência de cargas

A conferência de cargas acontece ainda no centro de distribuição, quando as equipes fazem a verificação das quantidades e checam se os produtos correspondem aos dados informados na nota fiscal.

A verificação da qualidade é outra atribuição nessa fase, já que a mercadoria deve sair em perfeitas condições, sem danos, avarias e dentro do prazo de validade. Aqui também deve ser feita a checagem da documentação. Essa etapa garante que o cliente receberá exatamente o que pediu, evitando reclamações ou devoluções.

Gestão de transportes

Nessa etapa é feita a escolha do modal, considerando-se fatores como custo, prazo de entrega, distância, tipo de carga etc. A roteirização, como já vimos, é fundamental nesse planejamento, assim como a seleção e gerenciamento dos parceiros de transporte.

A decisão de investir em frota própria ou terceira é outra atribuição da gestão de transportes. No caso da terceirização, é necessário escolher um parceiro com credibilidade e que seja comprometido com a qualidade das entregas.

Análise dos indicadores de desempenho

Ter informações sobre o desempenho das operações facilita os processos de melhoria contínua. Portanto, estabelecer indicadores-chave de desempenho para medir a eficiência logística de distribuição é fundamental.

Dessa forma, os gestores analisam o custo por entrega, tempo médio de entrega, taxa de devoluções etc. Com os KPIs calculados, previnem erros, minimizam prejuízos, eliminam gargalos, identificam oportunidades de melhoria e tomam decisões estratégicas.

Softwares que auxiliam na logística de distribuição

Homem auxiliando a logística de distribuição

A tecnologia é uma das maiores aliadas da eficiência logística. Alguns recursos podem ajudar na automatização e na integração dos dados.

TMS

O Sistema de Gestão de Transporte – conhecido como TMS, de Transportation Management System, em inglês – faz o gerenciamento das operações de transporte e pode ser integrado ao ERP ou customizado com módulos que se adaptam às necessidades do negócio, aumentando a agilidade, a segurança e a qualidade das entregas.

YMS

Utilizado para aprimorar a gestão de pátios e terminais, o YMS (Yard Management System) controla e monitora as operações de entrada e saída dos veículos e cargas. A tecnologia faz o agendamento de carga e descarga, controla o acesso, gerencia filas, agenda serviços, rastreia veículos e aumenta a segurança.

WMS

O WMS (Warehouse Management System) é um Sistema de Gestão de Armazéns que gerencia vendas, estoques e utilização de espaços no armazém. Dessa forma, reduz o espaço ocioso nos depósitos, aumenta a acuracidade do inventário e indica, por exemplo, onde fica o centro de distribuição mais próximo, gerando economia com frete.

Como a nstech te ajuda na sua logística de distribuição?

A nstech tem um portfólio com mais de 100 soluções para a gestão logística. Pensando na eficiência das operações e no sucesso da cadeia de suprimentos, oferece o TMS para embarcadores e transportadores, WMS, YMS, sistemas de roteirização, monitoramento e rastreamento de cargas e veículos.

As soluções são totalmente integradas, conectando as novas tecnologias aos sistemas já utilizados pelas empresas.

Não espere mais. Aprimore agora a sua gestão logística com a nstech.

Conclusão

A logística de distribuição impacta diretamente na competitividade das empresas. Ao otimizar as operações, ela reduz custos, melhora a satisfação dos clientes e aumenta a eficiência. 

Lembre-se que a utilização de tecnologias como TMS, WMS e YMS permite que as empresas tenham mais controle sobre seus negócios e se adaptem às constantes mudanças do mercado.

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