Com soluções da nstech, Lactalis reduz em 47% os prejuízos por sinistralidade no transporte de laticínios
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Escrito por nstech
O agronegócio representou mais de 20% do PIB nacional em 2022, mostrando a potência econômica do setor para o país. Mas existe um fator indispensável para garantir essa produção: os fertilizantes
A demanda por fertilizantes está diretamente relacionada à produção de alimentos, e segundo o Estudo Estratégico – Produção de Fertilizantes, produzido pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, o Brasil é responsável por 8% do consumo mundial de fertilizantes, em quarto lugar, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos.
Porém, 80% dos fertilizantes consumidos no Brasil são de origem estrangeira, mesmo com grande potencial de matéria-prima para a produção nacional. Questões logísticas, tributárias, defasagem tecnológica e concentração de mercado são os principais pontos que levam o país à importação de fertilizantes.
No Brasil, o principal componente para a produção de fertilizantes é o potássio (38%), seguido pelo cálcio (33%) e nitrogênio (29%). Nossa produção demanda fertilizantes compostos prioritariamente por nitrogênio, que representa apenas 34% do total fabricado.
Quando se trata de logística de entrada de fertilizantes no Brasil, a concentração ocorre no Porto de Paranaguá, no Paraná, com 33% da demanda, e no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com 17%, metade do volume de importação nacional.
Garantir que os fertilizantes cheguem aos principais produtores agrícolas é indispensável para que a economia se desenvolva, considerando que a região Centro-Oeste um destaque entre elas.
Voltando ao estudo do Governo Federal, se destacam também rotas nos portos do país, como o Porto de Santos, em São Paulo, com 14% do volume de importações nacionais.
É possível agilizar o processo de pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório para as suas operações de transporte. Com o nspedágio, além de garantir que todos os valores sejam pagos, é possível uma economia de até 26%.
É importante destacar que, além de necessário para a emissão do CIOT, o não pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório pode gerar multas, assim como a falta do CIOT na documentação. Evite contratempos e multas, saiba mais sobre o funcionamento do nspedágio neste artigo.
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