Motz emite documentação de transportes em no máximo 5 minutos com solução da KMM
novembro, 2023 / Por nstech
O controle logístico é um processo importante para qualquer empresa. Na cadeia de suprimentos, em especial, essa atividade atende às principais demandas e desafios do setor, como a otimização de custos, redução de perdas, aumento da produtividade, garantia de qualidade e agilidade nas entregas.
Ao incorporar o controle logístico na rotina e integrar os processos, as empresas gerenciam melhor o fluxo de produtos e de informações, desde a aquisição de matéria-prima até a chegada da mercadoria ao destino.
O objetivo principal é evitar interrupções no fluxo logístico, manter estoques abastecidos, controlar o inventário, evitar desperdícios e fazer com que os produtos cheguem no destino certo e no prazo combinado com o menor custo possível.
Confira, a seguir, tudo o que é necessário para otimizar esse processo.
Fazer o controle do processo logístico é fundamental para impulsionar a eficiência, a confiabilidade e a rentabilidade da cadeia de suprimentos. Através de estratégias e acompanhamentos precisos, as empresas obtêm visibilidade completa da operação.
Com todas as fases logísticas bem gerenciadas, a cadeia de suprimentos identifica mais rapidamente os gargalos e as oportunidades de melhoria, e os gestores se baseiam em dados confiáveis para a tomada das decisões.
Afinal, não dá para acertar e crescer sem controle logístico assim como não dá para dirigir um caminhão de olhos fechados.
Essa prática adiciona ao negócio a garantia de que a empresa está no caminho certo e oferece a tranquilidade necessária para planejar o futuro e a certeza de que o negócio vai se manter competitivo.
Ao investir na otimização dos processos, alguns ganhos ficam evidentes.
Com ferramentas inteligentes, as empresas otimizam rotas e fretes, reduzem custos com transporte (uma das principais despesas logísticas), controlam o estoque para evitar rupturas, gerenciam custos com armazenagem, evitam a depreciação de produtos e das frotas, além de negociar melhores condições de preço com fornecedores, como transportadoras e armazéns.
Quem quer um controle logístico otimizado logo percebe a necessidade de automatizar tarefas repetitivas e manuais, como emissão de notas fiscais, agendamento de entregas, controle de estoques etc. Isso libera a equipe para atividades mais estratégicas e dá mais fluidez à operação.
Tomar decisões “no escuro” é um risco. A logística não pode ser baseada em achismos. Nesse caso, o controle logístico otimizado entra como aliado no embasamento das estratégias e decisões, já que oferece visibilidade em tempo real e monitoramento dos indicadores de desempenho (KPIs).
O controle logístico otimizado é o melhor aliado da gestão eficiente. Sempre que ele é bem-feito, a qualidade das entregas e a satisfação dos clientes aumenta. Ao automatizar os processos logísticos, a incidência de erros reduz e o retrabalho também.
Quanto menos erros no envio dos pedidos, menor o índice de devoluções e menores os custos com reentrega. E quanto melhor a performance operacional, maior a satisfação e a fidelização dos clientes.
Bons processos levam à redução de custos, aumento da eficiência operacional e da produtividade, assim como à melhoria do posicionamento no mercado.
O resultado são os ganhos em lucratividade e, é claro, o fortalecimento da marca. Ter vantagem competitiva e lucro é algo natural quando se faz um acompanhamento rigoroso dos processos.
Quem atua na logística sabe que os desafios diários são inúmeros:
Visibilidade limitada da operação: dificuldade para rastrear as entregas em tempo real, identificar os gargalos, gerar dados consistentes, se comunicar e tomar decisões rápidas.
Processos manuais e ineficientes: tempo de processamento prolongado por tarefas manuais, risco de erros, baixa produtividade e falta de automação ou integração dos sistemas.
Gestão de estoque deficiente: rupturas, prejuízos, perdas por obsolescência, descapitalização, dificuldade para atender a demanda dos clientes e comprometimento do capital de giro.
Planejamento de rotas ineficazes: viagens mal planejadas, maior tempo de entrega, custos excessivos com transporte, desperdício de tempo e grandes emissões de CO₂.
Falta de comunicação e colaboração: dificuldade para coordenar atividades logísticas e identificar oportunidades de melhoria, lentidão na resolução de problemas, falta de sinergia entre a equipes etc.
Inconformidade com legislações e normas: risco de multas, apreensão da carga ou suspensão das atividades da empresa, além da falta de conhecimento sobre novas leis e normas que impactam a operação logística.
Maior empresa de software para supply chain da América Latina, a nstech oferece estratégias e tecnologias inovadoras para otimizar os processos operacionais, desde o gerenciamento de estoques até a última milha.
Todas as soluções e insights ajudam as empresas a potencializarem a eficiência e garantirem a competitividade na cadeia de suprimentos.
A partir da análise das necessidades específicas de cada cliente, a nstech desenvolve um plano estratégico com as ferramentas mais adequadas à operação.
O portfólio de soluções inclui WMS e YMS de última geração, TMS com algoritmos inteligentes para rotas eficientes, sistemas inovadores de gerenciamento de risco, maior plataforma para cadastro e consulta, rastreamento e monitoramento de cargas e viagens em tempo real etc., tudo integrado e automatizado.
Na vanguarda da tecnologia logística, a nstech conta com mais de 100 soluções modernas que incorporam inteligência artificial, machine learning e outros recursos essenciais à eficiência das operações logísticas.
Além de proporcionar a tão desejada visão end-to-end da cadeia de suprimentos, as tecnologias na nstech são 100% integradas, escaláveis para atender às necessidades crescentes de cada negócio e facilitadoras na tomada de decisões.
Referência no desenvolvimento de softwares para a cadeia de suprimentos, a nstech não conta apenas com um amplo portfólio de softwares. A empresa tem um time de especialistas experientes em logística e com profundo conhecimento sobre mercado.
Além disso, a nstech oferece orientação, suporte, informação, treinamentos e, constantemente, promove eventos para reunir clientes, compartilhar experiências e incentivar a Logística Colaborativa.
A nstech é a sua parceira ideal para otimizar a operação do início ao fim. Entre em contato e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar grandes resultados.
O controle logístico é mais do que um diferencial, é uma condição fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
Com um conjunto de atividades e softwares integrados, processos automatizados e visibilidade end-to-end, todos os elos da cadeia de suprimentos ganham em eficiência.
Ao investir em soluções tecnológicas, embarcadores, transportadores e operadores logísticos de todos os portes e segmentos conseguem fazer o gerenciamento completo da cadeia de suprimentos e levar o negócio a outro patamar.
setembro, 2024 / por nstech
setembro, 2024 / por nstech
agosto, 2024 / por nstech