Publicações da nstech sobre tecnologia, logística e mobilidade para um futuro melhor

CATEGORIAS

VER TODOS OS POSTS

Agronegócio

VER TODOS

Cases de Sucesso

VER TODOS

Negócios e Cultura

VER TODOS

Segurança

VER TODOS

Sustentabilidade

VER TODOS

Tecnologia e Inovação

VER TODOS

Todos

VER TODOS

Transporte e Logística

VER TODOS

Com solução da nstech, Citrosuco aumenta em 20% a eficiência operacional da frota e eleva para 98% o índice de pontualidade

Cases de SucessoTodos

Escrito por Marketing nstech

reducao de riscos na cadeia de suprimentos saiba identificar e avaliar os riscos

Aumentar a produtividade da frota, ampliar a visibilidade operacional, melhorar a pontualidade nos processos de carregamento ou descarregamento e reduzir as filas nos pátios foram, durante muito tempo, um grande desafio para a Citrosuco Brasil.

Hoje, a realidade é outra. Com 28 fazendas, três plantas de processamento no Brasil – uma delas a maior do mundo – e uma nos Estados Unidos, a Citrosuco exporta 40% de todo o suco de laranja produzido no País e detém 20% de participação no mercado global.

Para dar conta de uma logística tão complexa, a empresa conta com uma grande frota de caminhões outbound e opera com cinco navios dedicados e um multicargo nos portos de Santos (BR), Wilmington (EUA), Gent (Bélgica), Toyohashi (Japão) e Newcastle (Austrália).

Como alternativa para gerenciar melhor esse fluxo e otimizar os recursos, a Citrosuco recorreu às tecnologias da nstech – a maior empresa de software para supply chain da América Latina. Dessa forma, automatizou processos, liberou margens para novos investimentos e construiu uma Logistics Advantage.

O uso de soluções desenvolvidas pela nstech – entre elas o YMS – revolucionou a operação. O sistema voltado à gestão de áreas de manobra, pátios e armazéns garante um ambiente dinâmico e altamente previsível, resultando em mais eficiência, agilidade, redução de custos e menos filas.

Objetivos da parceria

A parceria entre a Citrosuco e a nstech teve como principal objetivo ampliar a visibilidade da operação logística.

A estratégia começou pela implementação de um centro de controle logístico digital (CCL Digital), que utiliza o conceito de torre de controle, associado a soluções de gestão de pátio e agendamento, software de monitoramento logístico em tempo real, tecnologia embarcada nos veículos e inteligência artificial aplicada à prevenção de acidentes.

O projeto contou com cinco pilares estratégicos:

  1. Busca pela eficiência operacional no transporte.
  2. Aumento de produtividade e aprimoramento do nível de serviço.
  3. Gestão preditiva e preventiva.
  4. Parceria com transportadores e motoristas.
  5. Redução de emissão de CO2 no transporte.

Resultados alcançados

Após um ano de parceria com a nstech, a Citrosuco obteve resultados expressivos em suas operações.

  • Eficiência operacional: aumento de 20%
  • Índice de pontualidade dos agendamentos: passou de 38% para 98%.
  • Redução nos tempos de pátio: diminuição de 50%.
  • Disponibilidade de rodagem da frota: incremento de 5% (de 95% para 100%).

Como foi possível obter esses resultados?

A integração logística foi o ponto chave da parceria da nstech com a Citrosuco. Ao integrar seus processos de transporte, a gigante do setor de sucos de laranja aumentou a produtividade das etapas envolvidas em planejamento.

Por meio da parceria, a Citrosuco consegue agora monitorar, rastrear e gerenciar de forma mais eficaz cerca de 140 veículos da frota, utilizando tecnologias avançadas, como IoT (Internet das Coisas), análise de dados e inteligência artificial.

“Esse pensamento é importante, pois passamos a entender a eficiência logística como um diferencial competitivo para as empresas de forma a reduzir o tempo dos caminhões no pátio, atribuir mais visibilidade e segurança na operação, ter uma comunicação ágil com motoristas e automatizar processos com gestão simplificada”, explica o diretor comercial da nstech, Rodrigo Conti.

O que diz a Citrosuco

Gerente de Logística da Citrosuco, Fernando Maziero diz que, com as soluções da nstech, os avanços são contínuos. “Como evolução do projeto CCL Digital, estamos ampliando a colaboração entre a cadeia e compartilhando informações em tempo real para a operação e os transportadores, com objetivo de buscar a excelência no cadenciamento do fluxo e tratativa de desvios.”

Com o avanço da inteligência artificial, comenta Maziero, a Citrosuco espera conectar as análises dos dados gerados para acelerar a tomada de decisão e acompanhar o dinamismo da operação logística.

A eficiência que sua operação precisa

Conheça centenas de soluções que garantem eficiência, rentabilidade, segurança e sustentabilidade.