Motz emite documentação de transportes em no máximo 5 minutos com solução da KMM
novembro, 2023 / Por nstech
Respeitar a capacidade de carga dos veículos é essencial para a segurança das operações de transporte. Conhecer dimensões, volume e características da mercadoria, assim como o peso que o caminhão pode suportar, otimiza as viagens e evita acidentes ou multas.
Antes do carregamento, as empresas devem fazer um bom planejamento. Exceder o limite máximo de peso aumenta o risco de tombamentos porque altera o centro de gravidade do caminhão, leva à sobrecarga dos veículos, danifica estradas e reduz a vida útil da frota.
Se você quer diminuir os prejuízos com acidentes, evitar multas e controlar o consumo de combustível ou a emissão de CO2, confira este guia com dicas para fazer a gestão eficiente da frota e melhorar a eficiência das entregas.
Esse fator determina a quantidade de produtos que um veículo pode transportar de forma segura e eficiente. Quando a empresa se preocupa com isso, ela melhora a produtividade, garante entregas no prazo, reduz custos com manutenção e evita problemas com a fiscalização.
Se você tem dúvidas sobre a importância de respeitar esse fator em suas operações, lembre-se que o excesso de peso compromete a estabilidade do veículo e aumenta o índice de acidentes e prejuízos.
Circular com peso excedente nos caminhões também desgasta prematuramente peças e pneus, eleva o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes, danifica o pavimento das rodovias e aumenta os custos de manutenção.
Outro bom motivo para respeitar a capacidade de carga de cada veículo é a conformidade com a legislação. Existem leis e regulamentações que tratam do tema para garantir a segurança no setor.
As principais leis e resoluções sobre o tema são a Lei nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro – CTB) – que estabelece normas gerais de trânsito, incluindo as disposições sobre peso e dimensões dos veículos – e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Reunidas, as leis e resoluções mais importantes para a definição dos limites de peso em caminhões são conhecidas como Lei da Balança.
Para garantir o cumprimento da lei, a pesagem de caminhões se tornou obrigatória em todas as estradas do Brasil. Veículos que não cumprem a exigência estão sujeitos à multa e apreensão da carga ou do caminhão.
De acordo com a resolução do Contran, todos os veículos de transporte devem ser pesados: ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque, semirreboques e combinações.
Para obter essa informação é necessário consultar a tabela fornecida pelo fabricante e que traz informações como peso bruto total, tara e lotação.
Respeitar o limite de peso dos caminhões é fundamental e desafiador, em especial por causa da demanda crescente por mais eficiência e menos custo nas operações logísticas.
Para tornar essa matemática possível, a nstech tem soluções inovadoras que se baseiam em algoritmos avançados e inteligência artificial para controlar de forma precisa e eficiente a capacidade de carga, otimizando as viagens.
As soluções da nstech permitem o planejamento dos embarques e das viagens, melhor aproveitamento do espaço disponível nos veículos, redução no número de viagens com carga incompleta, controle de custos com combustível e manutenção, melhoria na segurança, menos danos à carga e aos caminhões, redução do impacto ambiental, monitoramento em tempo real e clientes mais satisfeitos.
Entre os principais benefícios de utilizar as soluções integradas da nstech estão:
Com recursos tecnológicos é possível “enxergar” dentro do veículo de forma realista, otimizando o posicionamento da carga e aproveitando ao máximo os espaços.
A nstech conta com tecnologia para ajudar nesse processo, incluindo sistemas de gestão, organização do espaço e roteirização. Depois de ocupar corretamente o espaço destinado à carga e identificar a rota mais eficiente para cada entrega, a empresa encurta distâncias e otimiza a produtividade dos veículos.
Maximizar a capacidade de carga requer planejamento estratégico e essa é outra vantagem de usar as soluções da nstech: ter dados precisos sobre as cargas, veículos e rotas, todos coletados e analisados em tempo real.
Com essas informações, os gestores identificam padrões e oportunidades de otimização, assim como preveem demandas futuras.
Os relatórios personalizados gerados pelos sistemas da nstech permitem ainda o acompanhamento do desempenho da operação e a identificação de oportunidades de melhoria.
A gestão eficiente da capacidade de carga traz vantagens econômicas e operacionais. Quem conta com a nstech não só otimiza as rotas como utiliza melhor o espaço nos veículos e diminui o número de caminhões circulando sem necessidade.
O resultado é a redução de custos com mão de obra, manutenção dos caminhões, pneus e abastecimento — já que a otimização das rotas associada à redução do peso transportado resulta em menos consumo de combustível.
Gerenciar e otimizar a capacidade de carga melhora a utilização de recursos internos e externos. Os softwares de gestão de frota, por exemplo, reduzem o tempo de inatividade dos veículos e aumentam a vida útil da frota.
Outro ganho é a redução no impacto ambiental. A emissão de gases poluentes é menor em caminhões rodando dentro do limite de peso.
Por fim, a operação não fica apenas mais enxuta e rentável, fica também mais competitiva. Afinal, a entrega de produtos no prazo e em perfeitas condições aumenta a satisfação dos clientes e fortalece a reputação da empresa.
Quer saber mais sobre as soluções da nstech para o seu negócio, incluindo a gestão e otimização da carga nos caminhões? Fale com quem entende do assunto!
Conhecer e respeitar o limite de peso de cada veículo é fundamental para cumprir a lei, garantir a segurança e a eficiência do transporte, melhorar a produtividade e a rentabilidade, otimizar as viagens e fazer entregas perfeitas.
As soluções da nstech ajudam nisso e oferecem uma série de benefícios para empresas que têm como objetivo aproveitar melhor a capacidade de carga com foco na redução de custos, aumento da eficiência e satisfação do cliente.
Ao investir em tecnologia e em processos de otimização, as empresas se tornam mais competitivas em um mercado cada vez mais exigente.
setembro, 2024 / por nstech
setembro, 2024 / por nstech
agosto, 2024 / por nstech