Com soluções da nstech, Lactalis reduz em 47% os prejuízos por sinistralidade no transporte de laticínios
outubro, 2024 / Por nstech
Você já parou para observar o cenário caótico de uma cadeia logística ineficiente? Quando um elo desse ecossistema falha, todo o restante fica comprometido e os reflexos são estoques desabastecidos, atrasos nas entregas, produtos danificados, prejuízos, custos elevados e perda de competitividade.
Os problemas não interferem apenas na satisfação dos clientes e na imagem da empresa. Ter problemas nesse processo logístico desmotiva as equipes, limita o crescimento do negócio e impacta, inclusive, no meio ambiente.
Dominar as atividades necessárias à jornada de um produto, desde a compra de matéria-prima até a entrega ao consumidor, requer visibilidade em 360 graus, planejamento estratégico, boas práticas e uso de tecnologia.
Se você quer entender como funciona todos esse processos dessa operação e superar as dificuldades para gerenciá-la, aproveite este guia com informações completas.
A cadeia logística é um ecossistema complexo e dinâmico, que envolve todas as etapas da jornada de um produto: da aquisição de matéria-prima para a fabricação até a entrega ao consumidor final.
Engloba processos de compra e recebimento de suprimentos, produção, armazenagem, gerenciamento de recursos e distribuição das mercadorias.
Para garantir que funcione de forma coordenada e alinhada, com eficiência operacional de uma ponta a outra, é essencial fazer a gestão rigorosa de cada atividade.
Toda essa cadeia envolve uma série de processos e os principais são:
A cadeia logística de um produto é uma jornada multidisciplinar, com muitos elos envolvidos.
Imagine uma grande rede varejista com uma infinidade de itens à venda em e-commerce e em lojas físicas por todo o país. Essa “máquina de vendas” precisa que as engrenagens funcionem perfeitamente.
O primeiro ponto é o planejamento: análise de mercado, negociação com fornecedores, definição dos produtos vendidos em cada loja, produção ou importação, controle de qualidade, etc.
Definir como a mercadoria chegará nos pontos de venda ou na casa do consumidor é outra etapa, que envolve centros de distribuição descentralizados e a gestão dos armazéns, estoques e transporte.
E não basta que as lojas sejam abastecidas e os pedidos entregues. Para ser eficiente, a rede varejista precisa investir no relacionamento pós-venda com o cliente e na logística reversa – responsável pela coleta dos produtos devolvidos, vencidos ou danificados.
Frequentemente usados como sinônimo, esses dois termos têm algumas diferenças.
A cadeia logística tem foco nas atividades relacionadas ao fluxo físico dos produtos, da origem ao destino, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes de forma eficaz.
A cadeia de suprimentos tem escopo mais amplo, abrangendo todas as etapas do ciclo de vida do produto: da extração da matéria-prima ao descarte após o fim da sua vida útil.
O relacionamento com os fornecedores é essencial para que todo o processo logístico inicie suas atividades com o “pé direito”. Ao escolher bem os parceiros, as empresas reduzem o risco de interrupção na produção por falta de insumos, negociam melhores preços ou prazos e têm acesso à matéria-prima de qualidade.
Para fluir adequadamente, é necessário ter visibilidade total sobre os processos, que devem ser padronizados, automatizados e integrados. A automatização reduz a mão de obra e a chance de erros e retrabalhos, além de otimizar o fluxo de produção, transporte e entrega.
Reconhecer as deficiências é o primeiro passo para corrigir os problemas e otimizar os processos logísticos. Para facilitar a análise de performance, defina indicadores e monitore-os com regularidade. De acordo com os resultados, estruture planos de ação corretivos.
Quanto mais a empresa investe em treinamento e aprimora a comunicação entre os elos do processo logístico, mas eficiente e competitiva ela será. Com capacitações frequentes e a comunicação alinhada, todas as áreas falarão a mesma língua e os resultados serão muito mais efetivos.
O uso de softwares especializados em gestão de armazéns, pátios e transportes, assim como as tecnologias para rastreamento, monitoramento e gerenciamento de risco potencializam a os processos e oferecem ampla visibilidade end to end.
A melhor forma de coordenar, integrar e otimizar a cadeia logística é fazendo o gerenciamento completo das atividades e elos envolvidos nesse complexo ecossistema.
Gerenciar os processos traz uma visão holística das etapas que compõem a cadeia de suprimentos e contribui para manter padrões de qualidade e satisfação dos clientes.
Também reduz custos operacionais, elimina desperdícios, equilibra estoques, aumenta a competitividade e melhora a credibilidade da marca.
Quando os seus processos são bem gerenciados, a empresa responde mais rapidamente às mudanças do mercado, tem flexibilidade e torna o negócio sustentável.
As desvantagens são praticamente inexistentes e a lista, nesse caso, inclui a necessidade de planejamento e investimentos em softwares, infraestrutura e treinamento.
A automatização e integração dos processos logísticos é essencial para melhorar o desempenho de toda a atividade logística. A robotização de tarefas repetitivas e o uso de inteligência artificial para prever demandas, otimizar rotas ou identificar gargalos é essencial.
A nstech entende tudo de gestão logística e conta com um portfólio com mais de 100 soluções completas. Dessa forma, ajuda as empresas a superarem desafios e melhorar resultados.
Entre os diferenciais da nstech estão as ferramentas para visão integral em tempo real e dashboards inteligentes que orientam a tomada de decisões.
As tecnologias de rastreamento, monitoramento e alertas instantâneos em caso de eventos inesperados são aliadas para auxiliar os clientes na conquista da eficiência.
Quer saber mais? Entenda aqui como a nstech pode transformar a gestão logística da sua empresa.
Neste artigo você viu a importância de uma cadeia logística integrada e descobriu que as dificuldades podem ser superadas com soluções especializadas, novas tecnologias e parceiros experientes.
Se você quer evitar erros e retrabalhos, ampliar a visibilidade end to end e melhorar a performance operacional da empresa, basta colocar as nossas dicas em prática.
outubro, 2024 / por nstech
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