
Case de sucesso: como a Rumo reduziu filas e otimizou o pátio de Rondonópolis com soluções nstech
maio, 2025 / Por nstech
Pagar fornecedores e salários, aumentar a produção, fazer investimentos ou expandir o negócio exigem planejamento e bom fluxo de caixa. Uma das formas de manter as finanças equilibradas é a antecipação de recebíveis.
Mas, afinal, o que é um recebimento antecipado? Essa modalidade de crédito é a estratégia usada por muitas empresas para adiantar o recebimento de valores resultantes de vendas a prazo, feitas no cartão de crédito, no carnê, com cheques ou duplicatas.
Essa medida pode substituir os empréstimos, atender necessidades imediatas de capital e garantir o fluxo de caixa para o pagamento de despesas operacionais, compra de matéria-prima ou o lançamento de novos produtos ou projetos.
Neste artigo vamos explicar tudo o que a sua empresa precisa saber sobre o assunto. Confira!
É um processo financeiro que permite às empresas adiantarem o recebimento de vendas parceladas mediante o pagamento de taxas a instituições financeiras autorizadas a praticarem essa modalidade de crédito.
Também conhecida como factoring, funciona como uma “troca” na qual a empresa repassa a dívida dos clientes a uma instituição financeira com o objetivo de acelerar o recebimento das parcelas.
A sistemática é simples: ao parcelar um pagamento em três vezes, por exemplo, a empresa pode levar até 90 dias para receber o valor total. No entanto, se contratar o recebimento antecipado, o valor integral da compra é pago em poucos dias.
Ou seja, o dinheiro entra mais rápido no caixa da empresa e a instituição financeira fica com o direito de cobrança das parcelas futuras.
Qualquer empresa com títulos a vencer pode recorrer a essa linha de crédito, independentemente do segmento ou porte. Em geral, é um recurso usado quando se precisa de liquidez imediata.
A condição é ser aprovado pela instituição financeira que oferece o serviço, com base em critérios como histórico de crédito, qualidade dos recebíveis (baixo risco de inadimplência), faturamento mínimo, etc.
Cada instituição financeira define seus critérios antes de antecipar um recebimento, mas, normalmente, o interessado em adiantar recebíveis entra em contato com o banco ou fintech e analisa as condições envolvidas na transação.
A instituição financeira informa as taxas de juros praticadas e o prazo de liberação do dinheiro. Os títulos a serem adiantados são repassados ao banco ou fintech e o valor é depositado na conta da empresa. A partir daí, a instituição financeira assume o recebimento dos títulos negociados.
A taxa para este tipo de operação financeira depende de fatores como a instituição financeira escolhida (banco, fintech, etc.), o tipo de recebível (duplicada, cartão de crédito, carnê), o risco associado à operação e as condições do mercado.
Em geral, a taxa corresponde a um percentual do valor a ser antecipado e pode ser acompanhada de taxas de processamento e taxas extras no caso de inadimplência por parte dos devedores originais.
Diversos tipos de recebíveis podem ser antecipados.
Embora sejam facilmente confundidas, elas têm diferenças.
A antecipação de recebíveis é o adiantamento de um valor relativo a vendas já realizadas, mas com pagamento a prazo. O dinheiro é da empresa, mas a entrada no caixa não é imediata.
No caso do empréstimo, a empresa solicita um dinheiro novo, que não é seu. A concessão do crédito é mais rigorosa porque está atrelada ao fator de risco, ou seja, à facilidade ou dificuldade da empresa em arcar com o empréstimo.
Ao optar por esse tipo de crédito, a empresa recebe o dinheiro das vendas parceladas com mais rapidez e, assim, melhora o fluxo de caixa. Também facilita a gestão do capital de giro e pode ser mais vantajosa do que outros tipos de crédito, como o rotativo do cartão de crédito, o cheque especial ou os empréstimos bancários.
As taxas de juros costumam ser mais baixas do que essas outras linhas de crédito porque o dinheiro é resultado de uma venda já realizada.
A facilidade de contratação é outra vantagem, pois o processo de transação financeira tende a ser menos burocrático e demorado.
Ainda que as taxas de juros sejam, na maioria das vezes, menores do que outras linhas de crédito, antecipar um recebimento envolve o pagamento de taxas e tarifas.
Nesse caso, a empresa não recebe o valor total das vendas. Um percentual é descontado pela instituição financeira antes do repasse.
Se essa prática se tornar recorrente, a antecipação de recebíveis se torna um capital de giro caro e pode colocar em risco a saúde financeira da empresa.
Outra desvantagem é o risco de inadimplência. Quando o comprador não quita as parcelas da compra, a empresa tem de arcar com o prejuízo, mesmo já tendo arcado com as taxas da antecipação.
Por isso, é essencial considerar o histórico de inadimplência de um cliente antes de antecipar esse recebível.
Recorrer ao recebimento antecipado pode ser uma boa opção para empresas que buscam de uma fonte rápida e acessível de recursos ou precisam de capital de giro para pagar fornecedores, financiar as operações ou manter a empresa funcionando.
Também pode ser vantajoso para quem tem bom histórico de crédito (já que, nessa condição, a empresa negocia taxas de juro mais baixas) ou àquelas que fazem a maioria das vendas a prazo.
Antes de usar essa estratégia é preciso analisar a saúde financeira da empresa, projetar o fluxo de caixa e fazer um planejamento adequado.
Sem entender exatamente a finalidade desse tipo de crédito, a empresa corre o risco de resolver um problema financeiro imediato e provocar outro ainda maior no futuro.
O primeiro passo é checar o histórico de inadimplência dos títulos a serem antecipados, a capacidade de endividamento da empresa e avaliar se a antecipação trará benefícios reais.
Escolher uma instituição financeira confiável é outro cuidado necessário. A decisão de antecipar um recebível requer a comparação das taxas de juros cobradas, prazos de pagamento, tarifas adicionais e, é claro, a reputação e confiabilidade do agente financeiro.
Negociar as condições, conhecer a burocracia envolvido e analisar os custos e benefícios torna a decisão mais realista e segura.
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Antes de antecipar os recebimentos as empresas precisam ter ampla visibilidade sobre a operação, identificar pontos fracos, potencial de negócio e fôlego financeiro. Ter a certeza de que a antecipação de recebíveis é a melhor estratégia passa pela gestão rigorosa do negócio.
Para ajudar nessa tarefa, a nstech oferece centenas de soluções de gestão e automatização de processos que ajudam as empresas do setor logístico a enxergarem a operação de ponta a ponta.
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A antecipação de recebíveis é uma estratégia financeira que faz sentido se a empresa vende muito a prazo, precisa de fluxo de caixa rápido e tem certeza de que o crédito servirá para sustentar o negócio e não apenas para “tapar buracos” ou mascarar uma crise financeira.
Com tecnologia e gestão integradas, as empresas do setor logístico obtêm a visibilidade e os dados necessários para orientar suas decisões estratégicas, em especial as financeiras. Lembre-se disso e faça bons negócios!
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